Olá pessoal! Queremos compartilhar com vocês algumas produções textuais do 4º ano, feitas a partir de 2 propostas, ambas partiram de “continue a história”, onde apresentei o início da história e as crianças tinham que continuar a partir de suas ideias e criatividade.
A primeira iniciava assim:
“Cheguei, a casa toda escura, estalos na varanda, talvez por causa do forte vento. Será culpa da lua cheia? Medo. Entrei na casa e...”
A segunda era outro enredo:
“Dandara andava alegremente, em sua cadeira de rodas, pela floresta. Gostava da natureza, dos cheiros que havia no caminho. Estava distraída e não reparou no buraco que a engoliu levando-a para...”
Cada criança pode escolher a sua produção textual que mais lhe agradou, digitando-a para publicação em nosso blog.
Um beijo a tod@s e divirtam-se com as criativas histórias do 4º ano!!!
Profe Vi
O MONSTRO DA COZINHA
Giovana Grando
Cheguei, a casa toda escura, estalos na varanda, talvez por causa do forte vento. Será culpa da lua cheia? Medo. Entrei na casa e tinha acabado a luz. Isso era muito ruim, tinha que fazer a tarefa de casa, ler um livro. Acendi uma vela na escuridão, peguei o livro e me meti embaixo das cobertas de tanto medo. Comecei a ler o livro acompanhando com o lápis. Mas tinha umas coisas me atrapalhando: os rugidos como “aaaaaauuuuu”. Não consegui fazer a tarefa. Ouvi um barulho na cozinha. Senti um desespero. Peguei correndo um livro na estante. Estava escrito: “o que fazer quando um monstro está na sua casa”.
Eu abri o livro embaixo das cobertas com a vela ao lado e olhei o capítulo da “cozinha”. Creck!!! Fez o monstro da cozinha. O incrível é que parecia que no livro não tinha nada que prestasse. Eu tomei coragem e fui até a cozinha com medo. Abri a porta e banck!!!
Era um cachorro! Eu fiquei encarando ele por um minuto. Voltou a luz e peguei o cachorro, levei-o para uma cadeira na cozinha. Peguei minha tarefa e a fiz fazendo carinho no cachorro. Adotei-o e chamei-o de Ted. Ted infelizmente quebrou minha estante.
FESTA DE ANIVERSÁRIO EM 3D
João Pedro Abs da Cruz Carballo
Dandara andava alegremente, em sua cadeira de rodas, pela floresta. Gostava da natureza,dos cheiros que havia no caminho. Estava distraída e não reparou no buraco que a engoliu levando-a para o fundo dele, aonde tinha uns animais estranhos tipo:uma cobra misturada com chipanzé,um hipopótamo misturado com grilo e um sapo misturado com jacaré.Quando ela olhou para os lados, viu que estava em outra dimensão. Depois, notou que estava vendo o futuro dela, só que bem nesse momento ela se debruçou e apertou um botão que fez a cadeira de rodas voar. Primeiro ela não entendeu depois, lembrou que estava no futuro e achou que os animais eram mansos, mas quando ela foi fazer carinho neles um quase a mordeu. Notou um tênis embaixo de um animal e um cabelo em cima de outro animal. Daí surpresa!!! Uma festa surpresa num buraco.
Ela perguntou como eles conseguiram fazer a cadeira de rodas voar e eles falaram que penduraram uma corda na cadeira de rodas e quando ela apertou o botão acionou um alarme e eles puxaram a corda. Vamos comer! Todo mundo foi para o bolo comer um pedaço.
DANDARA NA SELVA
Francisco Bustos Ortigara
Dandara andava alegremente, em sua cadeira de rodas, pela floresta. Gostava da natureza, dos cheiros que havia no caminho. Estava distraída, e não reparou no buraco que a engoliu, levando-a para outro planeta. Quando percebeu quase morreu de susto, parecia que uma teia de aranha gigante estava na frente dela! Então, ela fechou os olhos e quando abriu estava presa na teia, e não conseguia se mexer dos ombros para baixo. Começou a morder a teia e conseguiu soltar-se. Só que nessa hora ela percebeu que estava na selva, mas tinha cobra de 15 cabeças, lagarto de 4 rabos e macaco de 7 pernas!!! Achou que ia morrer... Ela foi pendurada pelo macaco e levou 4 rabadas do lagarto, mas quando ela ia ser picada fechou os olhos. De novo, abriu e achou estranho, ela está na sua casa e não tinha mais medo de animais selvagens. E percebeu que era tudo um sonho! Fim.
FESTA ATERRORIZADA
Pedro Henrique Goulart Leal
Cheguei, a casa estava toda escura, estalos na varanda, talvez causado pelo vento forte. Será culpa da lua, estou com medo! Entrei na casa e escutei mais barulho!!! Fui seguindo o som para ver se encontrava algo diferente pela casa, e o barulho estava cada vez mais alto e senti que estava ficando perto, eu estava apavorado, de repente senti além do barulho vozes e passos.
- O que será isso?
Cada vez mais barulho, estalos, passos, percebi que não vinha da varanda. Quando já estava desesperado olhei para a cozinha, onde estava acontecendo uma preparação para me oferecer uma festa surpresa.
- Ufa! Que alívio!
No final me diverti muito.
CAROL A PROCURA DE REX E MINGAU
Alexia Haas Vieira
Cheguei, a casa toda escura. Estalos na varanda, talvez por causa do forte vento. Será culpa da lua cheia? Medo. Entrei na casa e estava tudo diferente. O sofá arranhado e as almofadas rasgadas, vaso de flor quebrado, ou seja, uma bagunça geral. Onde estão o Rex e o Mingau?
No pavor da lua cheia peguei a minha lanterna e sai a procura chamando e gritando:
- Rex, Mingau cadê vocês? Diz Carol, a dona da casa. Andou pelos 4 cantos do jardim, desistiu e foi procurar no quarto dela, no de hóspede, no banheiro, na cozinha, na sala e saiu a procurar pela vizinhança. Nisso já era 05h30min da manhã, sentou no sofá e chorou: - Onde está Rex, meu cachorrinho e Mingau meu gatinho!
Antes de cair em sono profundo ouviu um barulho no sótão. Louca de medo pegou e subiu a escada, quando viu 3 animais correndo os 3 animais passaram correndo por ela, quando viu era o Rex e o Mingau. Abriu a janela olhou a hora no relógio e já era 6h30min da manhã. Estava cansada, mas ficou super feliz em encontrar seus animais, o Rex, o Mingau.
E a Carol dormiu toda tarde. E Carol entendeu que toda bagunça foi porque estavam caçando ratos.