Borboletas

Borboletas

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Noite do Pijama: uma noite sem igual

É possível num dia, ou melhor, numa noite construirmos um mundo repleto de imaginação e fantasia? Conseguiríamos misturar magia, conhecimento, desejos e alegrias que ficassem guardados para sempre em nossa memória? Seria muita pretensão dizer que tudo isso acontece na Escola dos Sonhos, no que chamamos de Noite do Pijama?
Na verdade quando paramos para escutar as crianças temos a certeza de que não conseguimos mensurar no papel o quanto é pedagógico esse momento, mesmo assim gostaríamos de contarmos um pouco dessa bela história.

            Está na hora do grande espetáculo. Esta é a noite mais esperada por todos e as salas de aula como num passe de mágica se transformaram em uma grande floresta, num mar encantado, em lugares arrepiantes, que na verdade são espaços de aconchego, descobertas, interações e sonhos...



            A chegada das crianças foi muito especial, o circo nos esperava na entrada da escola e as crianças chegavam alegres e cheias de curiosidade para ver a fantasia de seu colega, ansiosos em arrumar seus colchões e em dar o tão esperado abraço de despedida aos pais.

 







             Para alguns esse momento é tranqüilo, tiram de letra, para outros, é um pouco desafiador, mas é só começar a festa que dormir fora de casa se torna apenas um pequeno detalhe. Alguns pais voltam tranqüilos para casa, outros ainda desconfiados, alguns ligam para terem notícias, outros aproveitam para dar uma volta, mas todos ficam a esperar do amanhecer.




            A primeira atração foi o circo com suas palhaçadas e acrobacias, todos estavam atentos e aos poucos era só gargalhada. E que tal o mágico tirar um pássaro da cartola?





Terminada apresentação começamos a nos preparar para o baile a fantasia, que iniciou com as turmas da educação infantil dando um show em meio da fumaça e luzes coloridas. Incentivadas pelas professoras, as crianças dançavam e pulavam como nunca.




Antes de retornarem para as salas tivemos a pausa para o jantar. Obrigada D. Dalva, D. Eliete e Patrícia! A comida estava deliciosa!



Os alunos do Ensino Fundamental, enquanto aguardavam o seu horário para jantar, visitaram as salas de aula, trocaram brincadeiras e interagiram com os demais grupos planejando as atividades da noite.


Os pequenos do Jardim 1, 2 e 3 tiveram uma roda de histórias com uma fogueira menor no Parque da Casa da Árvore e logo iniciaram a caça ao tesouro.




Já com a barriga cheia e a fome saciada, era hora de pegar as lanternas e ir para o Jambolão para ouvir histórias e acender a grande fogueira. Esse é o momento mais emocionante do evento. As crianças iluminando a noite com suas lanternas, todos juntos na mesma sintonia, envoltos na grande energia da fogueira, abrindo o coração para as coisas boas da vida e jogando no fogo as coisas ruins, numa dinâmica de compromisso e juramento em proteção ao planeta e a natureza.




E começa a caça ao tesouro. Nossa proposta é incentivar a união e cooperação entre os membros da turma, com pistas em forma de enigmas e símbolos, dentro de cada faixa etária, espalhadas por toda a escola. É lindo ver a noite escura onde só se enxerga a luz das lanternas e se escuta os gritos e gargalhadas das crianças tentando encontrar o tesouro.




Com o ensino fundamental ainda a mil procurando as pistas, a Educação Infantil já se prepara para dormir. Mas este ano tivemos um momento muito especial, a Prof. Gabriela do Jardim 4 acompanhada do músico Luis Henrique Fontão, fizeram uma serenata, de sala em sala, para todas as crianças da escola ao som de canto, violão e violino. Foi de arrepiar!


O baile das turmas do fundamental é o final da programação da noite do pijama. Apesar de já estamos perto da meia- noite, muitos ainda tem disposição para ficarem acordados a noite toda, esperando o sol nascer em meio das árvores da agrofloresta. As 05:30h da manhã as turmas do 4° e 5° ano ainda não dormiram e aproveitaram o início da claridade para brincar na tiroleza. Que bagunça!



As 07:30h as famílias foram chegando com a café da manhã e as crianças aos poucos foram acordando num clima de satisfação e saudade deste momento mágico que apenas nós vivemos aqui nesta escola.



Até a próxima noite do pijama!
Prof. e Coordenador Charles Brandão

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Aula ou brincadeira?

Aprendemos desde a nossa infância que devemos dividir os brinquedos, o lanche gostoso, o tempo de brincadeira, o espaço e até amor que temos e que recebemos.
Passamos também na nossa vida por diversas situações e frustrações com todas estas divisões, mas quando chegamos à escola precisamos aprender como representar ou tentar representar numericamente todas estas divisões.
E foi assim que o grupo do 3° ano começou a pensar como iria brincar com estas situações.
A turma de uma forma muito divertida construiu o seu próprio material concreto, assim começamos a entender como simular as divisões possíveis do nosso dia-a-dia.
Parte do material armazenado na sala de sucata da escola foi escolhido e separado pelos próprios alunos, selecionamos canudinho, tampinhas e garrafas pet.




Deste modo começou a nossa brincadeira, aprendemos a dividir manipulando e se divertindo com o material, hoje nós, turma do 3° ano aprendemos brincando ao mesmo tempo.
Venha brincar conosco!!!
Um grande abraço!!!
Professora Ana Paula Quadrado e seus biscoitos do 3°ano.