Borboletas

Borboletas

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Arraiá Escola dos Sonhos 2012


Olá meninas e meninos

Queríamos agradecer o empenho e cooperação de todos para a realização da festa: famílias, professoras, auxiliares e professores de aulas complementares.
A festa foi um sucesso! Animação e carinho fizeram parte dos elogios que recebemos das famílias. Todas estavam lindas vestidas à caráter. Obrigada a Ale e a Adri por incrementarem o figurino da escola. E a Jú por ajudar a concretizar a ideia.
As apresentações ficaram excelentes e a dedicação de cada uma refletiu a alegria das crianças dançando. Que festa!!!!! As borboletas no jardim country não vamos nem comentar! O 5º ano arrasou e abriu com chave de ouro as apresentações. Daí, como se não bastasse, chegando num carrinho de mão o Jardim 1 e o Jardim 2 provaram que estar ali já é um show, realmente são especiais. O Jardim 3 pulou a fogueira e coloriu a festa com um lindo arco-íris! A dança dinâmica do Jardim 4, misturada com a alegria das crianças, surpreendeu com a complexidade e a criatividade da coreografia, que lindo...  O Jardim 5 estava cheio de caras e bocas. Para finalizar ainda teve aquele abraço: emocionante! A homenagem ao Garapuvu, com a rendeira em cena, mexeu com a plateia, agradou a todos, foi de arrepiar! O 2º e 3º anos chegaram mostrando muita animação, super organizados e floridos ensinaram como se dança na festa junina. O pau de fita do 4º ano finalizou as apresentações, trazendo a tradição e o colorido para nossa linda tarde de inverno ensolarado.
Nada disso seria possível sem nossos Anjos da Guarda Jair, D. Eliete, D. Dalva, D. Ana e Patrícia. O Jair torna o impossível possível, ele está em todos os lugares ao mesmo tempo e o tempo todo. Só um mágico como ele para atender tantos pedidos sem perder a compostura. Santa paciência! Dona Dalva e D. Eliete esquentaram ainda mais a festa, foram incansáveis cuidando e atendendo com carinho a todos. D. Ana seja bem vinda ao seu primeiro Arrraiá da Escola dos Sonhos! Patrícia com sua alegria dançante tornou o trabalho mais divertido e agradável. Obrigada a todos!
Sil e Betyna. Uma abriu mão do seu passeio em família para ficar tomando banho de sol e a outra nem pode passear, pois foi convocada a ajudar na festa. O caixa tava bombando!
Anoiteceu e fomos embora com a sensação de dever cumprido, cansados, porém felizes pelo que realizamos coletivamente. Muito obrigada por tudo!

Até o próximo arraiá!
Tonya, Charles, Fernanda e Natacha
























quinta-feira, 5 de julho de 2012

Jardim 2: Tesouro Perdido

Olá Marujos,

Quero contar uma história que aconteceu comigo e que me fez conhecer uma escola linda, cheia de crianças, que parecem gostar e cuidar muito da natureza. Houve uma noite que aportei meu navio pirata no rio que passa atrás dessa escola, que até parece dos sonhos. Por lá ouvi o cantar dos pássaros, senti o aroma das frutas silvestres e percebi que o lugar está cheio de crianças brincando entre as árvores. De repente uma tempestade elevou o nível do rio e consegui seguir rumo ao mar aberto. 
Mas numa noite de lua cheia, acordei num pulo, melhor dizendo, meio pulo, pois, minha perna de pau não me deixa fazer estripulias. Então tive uma idéia: voltar para a escola e convidar as crianças para me ajudarem a procurar meus tesouros perdidos... E graças aos meus instrumentos de navegação que no momento eram uma simples bússola e uma luneta, aqui estou eu, pronto para novas aventuras... Vamos viajar nessa história?

O pirata do Jardim 2





E assim a turma do jardim II começou o projeto “O mundo do Pirata”. A partir daí passamos a conhecer histórias fantásticas das grandes viagens do pirata, dos mares e lugares que ele conheceu e de como ele gosta de se divertir encontrando grandes tesouros.




A intenção desse trabalho é estimular o imaginário das crianças, conhecendo mais desse personagem, passando a criar, interagir e descobrir um mundo melhor e mais alegre. E Foi assim que inventamos a busca ao tesouro e o pirata para a semana temática.


Nosso pirata sempre traz coisas novas, para semana temática ele nos trouxe uma bela aventura, que veio acompanhada de um mapa do tesouro. Trouxe também um complexo modelo de luneta que ajuda a enxergar muito longe, pra além do horizonte.



E as crianças do Jardim 2 ajudaram a confeccionar as lunetas, esse momento foi repleto de animação. Fazer lunetas para os amigos os incentivou a imaginar mais aventuras ao lado do pirata.
Essa viagem foi inesquecível, uma grande aventura, as crianças não tiravam o olho do pirata, e ele falava e gesticulava sem parar. Dentro do seu navio contou histórias e curiosidades que não acabavam mais, depois fomos encarar um enorme desafio pela agro floresta, desenterrar um tesouro.




Realmente foi mágico e intenso, são daqueles momentos que a gente se consegue descrever com ajuda de imagens, por isso dividimos essa história com todos vocês.
Obrigado! Gisele, Camila e Karen.


quarta-feira, 4 de julho de 2012

5 º ano - O Pássaro sem Cor

SEMANA DA LITERATURA LENDAS E CONTOS DAS RAÍZES BRASILEIRAS
11 a 16 de junho de 2012



Na Semana Temática da Escola dos Sonhos o 5º ano do Ensino Fundamental preparou uma peça muito especial chamada “O Pássaro Sem Cor”, de autoria de Luís Norberto Pascoal.
A escolha da peça havia acontecido dois meses antes, quando numa conversa com as professoras da Educação Infantil surgiu a ideia da turma do 5º ano apresentar ou contar uma história para as crianças do Jardim 2. Cada criança do 5º ano então procurou em casa as histórias que mais gostavam quando eram menores.



Após cada um trazer suas histórias fizemos uma votação entre qual delas iríamos encenar. Feita a escolha, realizamos o trabalho coletivo de adaptar o texto do livro para uma peça de teatro. Na biblioteca de pesquisa realizamos a atividade de digitalizar o roteiro adaptado. Cada dupla ia realizando a adaptação de uma parte do livro. Concluindo essa primeira fase, lemos e fizemos as correções finais para imprimir e decidir qual personagem cada um iria ser.





Muitos queriam o papel principal: ser o Pássaro Sem Cor. Decidimos que seria mais justo se a escolha fosse aleatória, ou seja, por sorteio. Com o roteiro e os personagens definidos começamos os ensaios. Durante eles nos deparamos com alguns problemas técnicos: como iríamos fazer as cores do pássaro? Qual local realizar a peça? Como compor os figurinos? 



Nos ensaios ideias apareciam e tentávamos ver a praticidade delas. Entre acertos e erros, fomos definindo aos poucos como ficaria o figurino e o cenário. Primeiro decidimos que faríamos maquiagem ao invés de confeccionarmos bicos para caracterizar os pássaros. Nas mudanças de cores que o Pássaro passava, decidimos que o efeito ficaria nas asas. À medida que o Pássaro Sem Cor ia ajudando quem precisava ele ganhava uma asa com uma cor diferente. Elas iam sendo presas gradativamente e, no final, ele ficou com uma grande asa colorida.



Percebemos que essa atividade, inserida entre tantas outras que ocorreram na Semana Temática, constituiu-se num importante momento para potencializar a criatividade, autonomia, colaboração, autoconfiança, além de questões mais específicas no âmbito da socialização do conhecimento como, por exemplo, na leitura, escrita e imposição de voz.
Agradecemos a todos que colaboraram durante os nossos ensaios. Um agradecimento especial à professora Fernanda Werneck , de Artes, que nos auxiliou na maquiagem e em exercícios para soltar a voz antes da apresentação. Agradecemos a todas as turmas da Escola dos Sonhos que compareceram e apreciaram a nossa peça.

Profª Priscila Fortes