Borboletas

Borboletas

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Música do Coração


Há cinco anos entrei na Escola dos Sonhos com o objetivo de trazer paz e alegria a todos. A música, assim como a proposta, foi bem recebida e aos poucos foi tomando seu espaço. Um dos meus sonhos era que a música tivesse um lugar no coração de cada pessoa e hoje temos uma sala de música, instrumentos novos e até uma “Semana Temática de Música”. E por falar em semana temática, fiquei lisonjeada pelo carinho e o respeito que venho recebendo das pessoas da escola.
Durante esta semana conseguimos fazer um belo recital de piano onde as crianças tiveram a oportunidade de fazer perguntas e apreciar a música erudita, em companhia da professora Kátia foi possível fazer um resgate das canções folclóricas e brincadeiras rítmicas, e por fim fizemos uma ponte entre a instituição NAE (Promenor) e a Escola dos Sonhos, onde foram apresentadas canções do período clássico e popular.

BRINCADEIRAS CANTADAS  






RECITAL DE PIANO




APRESENTAÇÃO DA PROMENOR



Por fim agradeço o carinho dessa escola tão maravilhosa que faz todos os sonhos virarem realidade, aos pais pelo carinho e respeito ao trabalho de música e por fim as crianças que fazem dessa escola um verdadeiro sonho!

Beijokinhas musicais da prof. Zô!

domingo, 26 de agosto de 2012

Abertura da Semana da Música


Começar uma semana destinada a viver a música de maneira intensa, carrega o ar de surpresa. Não resisti à vontade de escrever sobre este primeiro dia. A harpa traz um encanto e muitas histórias e por isso estava programada para a abertura desta semana tão especial.



O músico André Rocha recebeu os pais com músicas de tempos tão distantes e tão próximas, universos que se cruzaram em um mesmo espaço: o da Escola dos Sonhos, bem na hora da chegada das  crianças. Canções medievais, cirandas, composições do Vila Lobos e dos Beatles receberam nossos alunos e suas famílias espalhando o prazer da música para quem passou por ali.


Ainda temos muito o que contar desta semana maravilhosa de música...
Prof. Fernanda Werneck

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Uma Deliciosa Sopa com a Bruxinha Croquilda


Somos um grupo de 16 crianças que gostamos muito de brincar e nos movimentar. Há cerca de dois meses desenvolvemos nosso Projeto que tem como tema a Bruxa Croquilda na Ilha da Magia e os Contos Infantis.

Prof. Carine, Julia, Felipe, Luka, Pedro, Yasmim, Fernanda. Miguel, Prof. Jussara, Otto,
Guilherme, Francisco, Arthur, Bruno, Lara, Catarina e Misael.
            Nesse período a Bruxinha trouxe várias novidades para a turma, logo de início deixou o seu caldeirão com tintas para as crianças pintarem. O grupo se divertiu colorindo o caldeirão. Croquilda também deixou um espelho mágico a fim de que pudessem se conhecer um pouco mais, a turma aproveitou e decorou o espelho com CDs coloridos, ficou encantador!

Pintura do caldeirão
O espelho mágico
         Entre tantas experiências já desenvolvidas a mais recente foi a preparação de uma sopa de legumes para as famílias degustarem com as crianças na sala. Mas como iniciou essa história??? Quer saber? Vamos aos detalhes:
Em um belo dia de sol, logo no início da semana, Croquilda deixou escondido no “Saco da Novidade” um livro de história. O nome dele era: “Uma Sopa 100% Bruxesca”, de autoria de Quitterie Simon e Magali Lehuche. Junto com o livro tinha uma carta, convidando o grupo a comprar legumes, próximo à escola, para fazer uma sopa bem gostosa.


            No Sacolão as crianças ficaram encantadas com a grande variedade de legumes e verduras. Gostaram de conhecer o Alho-poró, um dos ingredientes utilizado na Sopa 100% Bruxesca. Depois de conhecer outros legumes e verduras as crianças foram às compras. Cada uma pegou sua sacolinha e escolheu os legumes e as verduras de sua preferência.

Aula-passeio no Sacolão dos Ingleses
A turma escolhendo os legumes e as verduras

            Foi um momento muito prazeroso e significativo, pois a turma teve a oportunidade de escolher os legumes, tocar, cheirar, conhecer tamanhos, formas, texturas e cores, enfim, de descobrir diferentes experimentações. Mas não foi só isso, teve muita  diversão também no passeio num carro tão grande que coube toda a turma! A Bruxinha Croquilda, como sempre muito esperta, lembrou-se de nos trazer uma colher de pau para a turma mexer os ingredientes.


Ao término da história preparamos uma deliciosa sopa com as verduras e legumes que a turminha comprou no Sacolão e convidamos as famílias para provar o resultado desta experiência. Esse momento interativo criança e família foi muito especial, pois as crianças tiveram a oportunidade de mostrar suas descobertas e de estar pertinho da família. Essa Bruxinha é o mesmo Máximo!!!


Jardim 3 fazendo a sopa

As famílias saboreando a sopa com as crianças
 
Até Breve com novas  surpresas e aventuras da Bruxinha Croquilda

terça-feira, 14 de agosto de 2012

AS VÁRIAS HISTÓRIAS DA ILHA DE SANTA CATARINA...


UM MOMENTO MUITO ESPECIAL ACONTECEU NA ESCOLA: O JARDIM 3, O 1º ANO E O 3º ANO SE REUNIRAM PARA TROCAr INFORMAÇÕES E CONVERSAR SOBRE A HISTÓRIA DA ILHA DE SANTA CATARINA, ATUAL CIDADE DE FLORIANÓPOLIS.  FOI REALMENTE MÁGICO E SURPREENDENTE O ENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS. TODAS QUERIAM PARTICIPAR, CONTANDO UM POUCO DA SUA PRÓPRIA HISTÓRIA. 


O 3º ANO CONTOU OS FATOS HISTÓRICOS DA LINHA DO TEMPO DE FLORIANÓPOLIS. OS PRIMEIROS HABITANTES, “OS POVOS SAMBAQUIS”, OS ÍNDIOS CARIJÓS E A CHEGADA DO BANDEIRANTE FRANCISCO DIAS VELHO E COMO SE INICIOU O POVOAMENTO DA VILA DE NOSSA SENHORA DO DESTERRO.


O 1º ANO VEIO NO EMBALO DE SUAS PESQUISAS SOBRE A ÁRVORE SÍMBOLO DA CIDADE DE FLORIANÓPOLIS: O GARAPUVU, QUANTAS DESCOBERTAS! O NOME GARAPUVU SIGFNIFICA: “DE CANOA QUE BROTA DO CHÃO”. E ESTA CANOA MUSICADA LEVOU OS PESCADORES E AS RENDEIRAS DA TURMA A ESTUDAR COM O JARDIM 3 E O 3º ANO SEUS ANTEPASSADOS INDÍGENAS, QUE UTILIZAVAM A MADEIRA DA ÁRVORE PARA ENTALHAR SUAS CANOAS.


O JARDIM 3 CONTOU COMO AS BRUXAS  CHEGARAM NA NOSSA ILHA, QUE TAMBÉM É CONHECIDA COMO A “ILHA DA MAGIA”. CONTA A LENDA QUE AS BRUXAS VINHAM DE NAVIO, TRAZIDAS PELOS COLONIZADORES. DEVIDO AS DIVERSAS HISTÓRIAS CONTADAS PELOS PESCADORES, A NOSSA ILHA PASSOU A SER CONHECIDA COMO “ILHA DA MAGIA”, CHEIA DE MISTÉRIOS FANTÁSTICOS QUE CONTINUAM ENCANTANDO QUEM AS CONHECE.

Professora 3º ano: Ana Paula Quadrado
Professora 1º ano: Virginia Boff
Professora Jardim 3: Carine ALMEIDA