O 2º e o 3º anos
receberam um grande desafio: descobrir se na região da escola havia ou não
animais enterrados, mas como saber estas informações? Foi então que a professora Danuza recebeu uma mensagem: era para o grupo do 2º e do 3ª ano seguirem o caminho dos cavalos. Concluímos que era para nos dirigirmos para a baia, onde os cavalos repousam. Junto com as professoras Danuza e Ana Paula seguimos para lá, tentando decifrar o enigma.
Chegando, encontramos um senhor muito velhinho que nos contou ser um antigo habitante da região e que muitas coisas já havia vivenciado e visto nesta extensão de terra. Uma delas foi o fato de que aqui viviam diferentes animais. Quando chovia muito eles procuravam se refugiar nos morros existentes, os quais, na época, tinham uma quantidade maior de árvores nativas. Assim que esses animais morriam, seus corpos eram soterrados pela erosão, além de fatores naturais como o vento, a chuva e outros.
Bom, sabíamos que somente estas informações não bastariam. Foi então que vimos alguns vídeos de paleontólogos trabalhando, para esclarecer a evolução dos animais vertebrados na nossa história. Aprendemos também como fazer para escavar e descobrir o mundo embaixo de nossos pés!
Logo fomos procurar um lugar na beira do rio em que pudéssemos cavar e achar, ou não, um animal. Para a nossa surpresa fomos escavando e achamos a ossada de um boi. Pudemos visualizar a coluna vertebral, além de perceber a proporcionalidade da sua ossada em relação a humana.
Foi muito bom vivenciar este momento!
Professoras Ana Paula Quadrado e Danuza