Já fazia mais de dez dias que nós professores estávamos preparando a escola para a chegada de nossas crianças. Reuniões, formação, e muitas conversas sobre o tão esperado momento de começarem as aulas.
A escola estava vazia, o silêncio era interrompido por marteladas responsáveis pela construção do novo parque e as ovelhas que vez ou outra reclamam companhia. Mas nada do que planejamos ou imaginamos pode abarcar a sensação de caminhar pelos corredores cheios de crianças.
Novos espaços foram pensados para serem vividos, mexidos, transformados pelas crianças e adultos que frequentam a escola. Cada detalhe tem sua função e objetivo, muitas vezes calculados friamente outras vezes aproveitando o acaso que faz florescer onde não se pensava. Assim é a vida na escola: cheia de coisas que já conhecemos e de outras que vamos descobrir.
O mais interessante e com certeza o que nos faz viver a vida pedagógica com encanto é que por mais que pensamos conhecer e ter experiência nunca conseguimos prever como será o primeiro dia de aula. O frio na barriga está presente com certeza, aquele friozinho bom cheio de saudade no caso de quem já estudou aqui e cheio de curiosidade para os que estão começando.
Abraços, olhares, e até suspiros permeiam os encontros. Encontro entre professores e alunos, entre amigos, entre famílias. Velhas conhecidas ou novas possibilidades, tudo isso em um mesmo espaço e ao mesmo tempo. Conviver. Qual é a minha sala? Quem será minha professora? Meu amigo veio? Escola cheguei!!!!!
Coordenadora e Professora Fernanda Werneck.
Coordenadora e Professora Fernanda Werneck.