SEMANA DA LITERATURA LENDAS E CONTOS DAS RAÍZES BRASILEIRAS
11 a 16 de junho de 2012
Na Semana Temática da Escola dos
Sonhos o 5º ano do Ensino Fundamental preparou uma peça muito especial chamada “O
Pássaro Sem Cor”, de autoria de Luís Norberto Pascoal.
A escolha da peça havia
acontecido dois meses antes, quando numa conversa com as professoras da Educação
Infantil surgiu a ideia da turma do 5º ano apresentar ou contar uma história
para as crianças do Jardim 2. Cada criança do 5º ano então procurou em casa as histórias
que mais gostavam quando eram menores.
Após cada um trazer suas histórias fizemos uma votação entre qual delas iríamos encenar. Feita a escolha, realizamos o trabalho coletivo de adaptar o texto do livro para uma peça de teatro. Na biblioteca de pesquisa realizamos a atividade de digitalizar o roteiro adaptado. Cada dupla ia realizando a adaptação de uma parte do livro. Concluindo essa primeira fase, lemos e fizemos as correções finais para imprimir e decidir qual personagem cada um iria ser.
Muitos queriam o papel principal:
ser o Pássaro Sem Cor. Decidimos que seria mais justo se a escolha fosse
aleatória, ou seja, por sorteio. Com o roteiro e os personagens definidos
começamos os ensaios. Durante eles nos deparamos com alguns problemas técnicos:
como iríamos fazer as cores do pássaro? Qual local realizar a peça? Como compor
os figurinos?
Nos ensaios ideias apareciam e
tentávamos ver a praticidade delas. Entre acertos e erros, fomos definindo aos
poucos como ficaria o figurino e o cenário. Primeiro decidimos que faríamos
maquiagem ao invés de confeccionarmos bicos para caracterizar os pássaros. Nas
mudanças de cores que o Pássaro passava, decidimos que o efeito ficaria nas
asas. À medida que o Pássaro Sem Cor ia ajudando quem precisava ele ganhava uma
asa com uma cor diferente. Elas iam sendo presas gradativamente e, no final,
ele ficou com uma grande asa colorida.
Percebemos que essa atividade,
inserida entre tantas outras que ocorreram na Semana Temática, constituiu-se
num importante momento para potencializar a criatividade, autonomia,
colaboração, autoconfiança, além de questões mais específicas no âmbito da
socialização do conhecimento como, por exemplo, na leitura, escrita e imposição
de voz.
Agradecemos a todos que
colaboraram durante os nossos ensaios. Um agradecimento especial à professora
Fernanda Werneck , de Artes, que nos auxiliou na maquiagem e em exercícios para
soltar a voz antes da apresentação. Agradecemos a todas as turmas da Escola dos
Sonhos que compareceram e apreciaram a nossa peça.
Profª Priscila Fortes
Parabéns por mais este trabalho lindo!
ResponderExcluirSó na Escola dos Sonhos mesmo :)