Em uma tarde as crianças do 5º ano chegaram na sala e se depararam com janelas e
porta tampadas com papéis. Curiosos, começaram o interrogatório:
_Para que servem esses papéis nas janelas e na porta professora?
_O que vamos fazer?
E assim os questionamentos seguiram por três dias. As crianças não
aguentavam mais tanta curiosidade e levantaram muitas suspeitas engraçadas.
Até que no terceiro dia eles voltaram para a sala após o intervalo de
lanche e um “problema” apareceu. Ao acenderem as luzes... se deparam com a
falta de energia e com a sala toda escura. E agora? Como realizar as atividades sem a claridade das lâmpadas? Então eis a novidade, sobre as mesas encontraram
a tão esperada surpresa, pequenas lamparinas que ao serem acesas iluminaram
nossa sala.
As crianças acharam o máximo e na hora veio à memória o que havíamos
pesquisado na semana anterior: Como viviam no passado os portugueses e os
indígenas sem energia elétrica. Aproveitamos para conversar e vivenciar as
dificuldades presentes em anos passados com relação a rotina diária sem energia
elétrica.
Após muito debater o assunto e explorar as pequenas lamparinas,
apresentei a eles uma lamparina legítima que era utilizada antigamente, de repente
o que estava interessante ficou inesquecível, os alunos vivenciaram esse
momento com muita atenção, curiosidade e dedicação. Foi incrível.
Logo
teremos mais novidades.
Professora
Bruna
Nenhum comentário:
Postar um comentário