Borboletas

Borboletas

quinta-feira, 5 de maio de 2016

Programa Ecoescolas


Com mais de 21 anos de existência, o Programa Eco-Escolas foi desenvolvido pela FEE (Foundation for Environmental Education), uma organização europeia formada por uma rede de instituições ao redor do mundo, cada uma operando em seu país de origem. No Brasil o Eco-Escolas iniciou em 2008 através do operador nacional IAR (Instituto Ambientes em Rede).
O Programa objetiva incentivar e capacitar os alunos e professores a criar ações em suas escolas através de uma abordagem holística e participativa, combinando aprendizagem com gestão e proporcionando assim um método eficaz para a melhoria ambiental da escola, despertando consciência das questões atuais, sensibilização e comportamentos adequados.
Através da metodologia dos 7 passos, a escola envolve seus jovens nos processos e ações onde é possível, ao longo do tempo, observar os resultados pelos próprios alunos. Ao mesmo tempo em que abrange diferentes aspectos do desenvolvimento sustentável e constrói laços com a comunidade, o programa estende a aprendizagem para além da sala de aula e desenvolve atitudes responsáveis e compromisso, tanto em casa como em toda a comunidade. O programa Eco-Escolas fornece um sistema integrado de gestão ambiental das escolas com base em uma abordagem ISO 14001 / EMAS.

            A Escola dos Sonhos faz parte do Programa Eco-Escola e pretende em breve receber a “Bandeira Verde” ou seja, o reconhecimento de uma gestão ambiental e sustentável coerente e com qualidade, fazendo parte da rede internacional de Eco-Escolas ao redor do mundo.

Planos de ações 

Campanha de reciclagem de lâmpadas

Objetivo: Despertar nas crianças e seus familiares a consciência de reciclar. Abordar assuntos como: impacto ambiental que o descarte incorreto das lâmpadas gera, possibilidades de reciclagem das lâmpadas e iniciar uma campanha de reciclagem.


Campanha de reciclagem contra o desperdício de materiais

Objetivo: Conscientizar as crianças sobre a utilização e desperdício dos materiais escolares, e o destino adequado para os mesmos.


Reutilização do óleo de cozinha

Objetivo: Trabalhar com as crianças a importância da reutilização do óleo de cozinha, bem como os danos que ele pode provocar quando jogado na natureza. Sensibilizar as famílias para que não joguem mais óleo no meio ambiente e sim o traga para escola, para que nela possamos dar o destino correto.


 Também colocamos lixeiras no hall da secretária que juntamente com o programa Ecoescolas, visa um desenvolvimento sustentável para nosso planeta. Assim, adiante estaremos reunindo todos estes materiais descartados, e acionando empresas como o TerraCycle, que possui uma variedade de programas gratuitos para encontrar soluções de reciclagem para diferentes tipos de resíduos. 




No dia 08 de março as crianças dos 1º, 2º, 3º, 4º e 5º ano realizaram visitas ao Centro de Transferência de Resíduos Sólidos – CTRs, que é um espaço reservado para educação ambiental, além de ser o local de transferência de toda coleta de resíduos de Florianópolis. Assim, as crianças compreenderam a situação atual da grande produtividade de lixo sólido, e conscientizaram-se sobre a importância da reciclagem.




Contamos com a colaboração de todos!











Nenhum comentário:

Postar um comentário