O
2º Ano vem produzindo e aprendendo muito nesse trimestre...
O
objetivo do nosso projeto é identificar a presença da água no cotidiano e reconhecer sua importância como
recurso natural indispensável à vida no planeta. Além disso, também é nosso objetivo reconhecer as diferentes etapas e
processos que constituem o ciclo da água na natureza e avaliar repercussões das
alterações nele promovidas pelas atividades humanas.
Para nos ajudar a entender
todo do ciclo da água, conhecemos a Clarinha, uma gotinha muito querida que nos
vêm apresentando muitas novidades sobre como é realizado todo esse processo.
Ela nos mostrou diversos vídeos, textos e até atividades.
As famílias também
ajudaram muito em casa, no auxílio das tarefas! Após uma dessas, construímos
coletivamente o conceito de como se formam as chuvas:
1)
O Sol esquenta o mar;
2)
Pequenas gotas se formam e sobem para o ar;
3)
As gotas se formam em nuvens;
4)
Quando as nuvens ficam pesadas e frias, caem em forma de
chuva.
Percorrendo
ainda esse caminho, conhecemos uma linda música chamada de “A Grande História”,
interpretada pelo grupo Palavra Cantada:
“Natureza é vida, vida que há em nós
Que há em nosso país e nossos avós
Natureza é mais que plantas e animais
É pura vibração que se refaz
Que há em nosso país e nossos avós
Natureza é mais que plantas e animais
É pura vibração que se refaz
Água corre e vem molhar
As florestas e oceanos
Água corre e vem molhar
O planeta onde moramos
As florestas e oceanos
Água corre e vem molhar
O planeta onde moramos
Água cai do céu é chuva
Cai da pedra é cachoeira
Água cai nas mãos e lava
Quando abrimos a torneira
Cai da pedra é cachoeira
Água cai nas mãos e lava
Quando abrimos a torneira
Se a água é do mar
A lua é que atrai
Na onda vai e vem
No rio ela só vai
E quando chega em mim
Me sinto muito bem
Eu quase viro peixe e vou nadar também.”
A lua é que atrai
Na onda vai e vem
No rio ela só vai
E quando chega em mim
Me sinto muito bem
Eu quase viro peixe e vou nadar também.”
Depois de ouvir e cantar a música, decidimos
reproduzir a letra em forma de cartazes. Em grupos fizemos lindos desenhos,
verdadeiras obras de arte...
Curiosidade: Vocês sabiam que a Água possui
direitos?
Em 22 de março de 1992
a ONU (Organização das Nações Unidas) instituiu o "Dia Mundial da
Água", publicando um documento intitulado "Declaração Universal dos
Direitos da Água". Eis o texto que vale uma reflexão:
Art. 1º - A água faz parte do
patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região,
cada cidade, cada cidadão, é plenamente responsável aos olhos de todos.
Art. 2º - A água é a seiva de
nosso planeta. Ela é condição essencial de vida de todo vegetal, animal ou ser
humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a
vegetação, a cultura ou a agricultura.
Art. 3º - Os recursos naturais
de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados.
Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e
parcimônia.
Art. 4º - O equilíbrio e o
futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes
devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a
continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende em particular, da
preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.
Art. 5º - A água não é somente
herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos
sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como a
obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.
Art. 6º - A água não é uma
doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que
ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em
qualquer região do mundo.
Art. 7º - A água não deve ser
desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização
deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma
situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente
disponíveis.
Art. 8º - A utilização da água
implica em respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para
todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada
nem pelo homem nem pelo Estado.
Art. 9º - A gestão da água impõe
um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem
econômica, sanitária e social.
Art. 10º - O
planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso
em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.
Após uma leitura detalhada e uma boa conversa sobre os
artigos da Declaração Universal dos Direitos da Água, decidimos compreender de
fato um deles, o Artigo 3º que fala da transformação de Água em Água Potável.
Para poder entender esse artigo, construímos o “Filtro
Mágico” composto de Garrafa Pet, algodão, pedras, areia, folhas, barro e água.
Com ele, podemos ver a transformação que ocorre e o tempo que ele leva para
filtrar a água para que possamos consumi-la, por isso a importância do cuidado
com esse bem natural e necessário para todo o planeta.
Por falar em água potável, ciclo da água, chuvas, nuvens...
Qual seria mesmo o formato das nuvens? Foi uma questão que
nos levou para outros conhecimentos.
As gigantescas estruturas (nuvens) que flutuam no céu se formam
quando o ar quente sobe do solo carregando umidade em forma de vapor d'água.
Quanto maior a altitude, mais essa massa de ar resfria, fazendo o vapor d'água
condensar. As gotículas formadas nas alturas tendem a se aglomerar em blocos
que, vistos de longe, se parecem com chumaços de algodão.
Todas as nuvens são brancas? Por quê?
Porque as nuvens desviam a frequência que passa entre elas
fazendo as cores visíveis, a luz do sol por sua vez demonstra-se branca, porém
o branco é a mistura de 7 cores, cada qual com sua frequência: vermelho,
laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta.
Por fim, o 2º ano concluiu que as formas são as mais
variadas, e que as cores, ah!
As cores são todas aquelas que a imaginação desejar. Sabe por quê? Por que são
"NUVENS MÁGICAS".
Beijos Cheios de Purpurina,
Professora Carla Dayane Cassol
Gente que orgulho!!!
ResponderExcluirVer um projeto em andamento, crianças pegando junto...
Um misto de alegria com entusiamos e muita felicidade!
Dedico tudo isso que está acontecendo, aqueles
que me apoiaram e principalmente para os meus
educandos e famílias! Os quais são indispensáveis
para a realização de qualquer coisa!
Amo meu trabalho, meus educandos, amo minha profissão!
parabéns pelo lindo trabalho carla ,eu admiro muito o trabalho de um professor a paciência que eles tem em ensinar nossos pequenos ,que deus te abençoe cada dia mais nesta linda profissão !!
ExcluirObrigada Jana, quando fazemos com amor, o resultado é maravilhoso! Beijos
ExcluirParabéns pelo trabalho!
ResponderExcluirLindooo!
ResponderExcluirParabéns pelo trabalho Carla, muito orgulho de você!
ResponderExcluirBeijo Isa.
Obrigada Isa! Beijos NS!
ExcluirParabéns Carla..Trabalho lindooo...Concerteza deve ser uma ótima Professora... Te admiro demais... Tdo de bom pra você e um ótimo trabalho... Te adoroo.. bj Cibele
ResponderExcluirObrigada Cibele, saudades de você! Beijos
ExcluirParabéns professora Carla e crianças do 2º ano pelo grande e lindo trabalho que está sendo desenvolvido!! Desejo muito sucesso e aprendizagem!!!
ResponderExcluirBeijão Isa!!!!
Obrigada Isa linda! Você é muito especial pra nós!
ExcluirBeeijos <3
Parabéns prof... Muito lindo seu trabalho com as crianças...
ResponderExcluirObrigada Ju, são famílias como a sua, que me ajudam a concretizar nosso projeto. beijocas
ExcluirNossa Parabéns, realmente o seu trabalho está muito bem feito continue assim...
ResponderExcluirObrigada Sabrina! Beijos
ExcluirParabéns Carla!
ResponderExcluirQue você possa transmiti sempre esse carinho e amor as crianças,para que elas possam aprender ainda mais com prazer, em ter um professora que realiza suas atividades com amor.Tudo que fizemos com amor,carinho e dedicação,recebemos em troca o reconhecimento e é o que está acontecendo com você.Sucesso hoje e sempre!
Mayara Kloch
Obrigada Kloch! Realmente quando fazemos com amor, tudo fica melhor. Beijos
ExcluirParabéns Carlinha pelo seu lindo trabalho,continue sendo essa educadora dedicada,carinhosa,esforçada e iluminada.Desejo nesta sua nova caminhada muita sabedoria e sucesso.
ResponderExcluirÉs Maravilhosa Carlinha!
Beijos Rô!
Obrigada Rô, você também é maravilhosa, que honra poder ter te conhecido e trabalhado contigo.
ExcluirBeijos
Carlita, ficou lindo o registro. Adorei a ideia de que as nuvens são mágicas por causa das diferentes formas e cores que elas tem. O compromisso, dedicação, alegria e prazer são alguns dos ingredientes necessários ao processo de aprender-ensinar-aprender. Quem sabe colocas as vozes (registro das falas) das crianças para engrandecer ainda mais o registro.Parabéns pelo trabalho de vocês. Abraços afetuosos à todas e todos.
ResponderExcluir