Os Elementos - 5º ano
Este trabalho foi desenvolvido com os
integrantes do 5º ano. Desde o inicio do ano estamos refletindo sobre a
arte e suas concepções, variações ao longo do tempo. Duchamp foi o último
artista que estudamos e enriqueceu nossos questionamentos. O conceitual vem
permeando nossas conversas e olhar a arte a partir deste viés eleva o quinto
ano a outra dimensão no universo artístico.
Os elementos da natureza foram o ponto de partida para esta produção. A Ana Paula, professora da turma tinha guardado estes “carretéis” gigantes, e foi dela a sugestão de usá-los como base dos trabalhos. Depois de uma conversa sobre o planeta e o futuro, cada integrante escolheu que elementos queria trabalhar. Desta forma estivemos envolvidos 3 semanas na execução desta obra coletiva.
Os elementos da natureza foram o ponto de partida para esta produção. A Ana Paula, professora da turma tinha guardado estes “carretéis” gigantes, e foi dela a sugestão de usá-los como base dos trabalhos. Depois de uma conversa sobre o planeta e o futuro, cada integrante escolheu que elementos queria trabalhar. Desta forma estivemos envolvidos 3 semanas na execução desta obra coletiva.
Por do Sol - Jardim 3 e Jardim 4 (com participação especial 5º ano)
Este móbile foi inspirado nas obras da artista brasileira Beatriz Milhazes ( Rio de Janeiro, 1960). Suas cores e formas estiveram em sala de aula durante algumas semanas. Este trabalho faz parte do projeto desenvolvido pela professora Carine da turma do Jardim 3. Eles estão estudando as sensações e a natureza e um belo jardim está sendo criado na sala de aula. Abelhas já voam distraídas pelas crianças deste grupo. Como o Pôr do sol precisava de ajuda extra, convidamos o Jardim 4 para nos ajudar e lindas peças foram criadas para este obra tridimensional.
Os materiais usados foram escolhidos na sala de sucatas da escola: LPs, Cds, tampas de requeijão, tampinha de garrafa, bolas de natal, e outros materiais encontrados pelas crianças e professoras. O Jardim 4 pintou os LPs e madeirinhas, conversamos sobre a artista e sobre sua forma de fazer arte.
Cachoeira - Jardim 5
O grupo do Jardim 5 se envolveu muito na confecção desta cachoeira. Eles tingiram panos e velhos lençóis. Tons de azuis e verdes permearam a sala de aula. Tonya trouxe caldeirões de água quente para realizar o tingimento. Cada criança pode escolher o tom que queria usar, mexendo bem, com paciência, para ver a transformação acontecer.
Retalhos foram doados para esta obra inspirada na artista Sheila Hicks. Amarrar pedacinhos de tecido envolveu muita brincadeira e sem perceber a cachoeira foi ganhando corpo com as 12 crianças deste grupo.
Árvores, Um Outro Olhar - 1º ano
Em artes o primeiro ano vem estudando o artista espanhol Pablo Picasso (1881-1973) e um dos momentos que mais encantou este grupo foi a parceria com o artista francês George Braque (1882-1963). O cubismo levou a arte a encarar novas formas de representação, com isso se libertou da rigidez da realidade podendo brincar com outros ângulos, cores e formas. Para esta exposição criamos árvores criadas de acordo com a poética de cada criança e em um momento seguinte produzimos árvores cubistas. Apreciamos as obras de Picasso e Braque no data show, o que permitiu brincar com a imagem, as mãos e as luzes. Momento lúdico, aproximando crianças e um período importante da arte. Para completar este trabalho, acompanhados das professoras de classe, foram pintadas as capas que compõe a caixa de cd, tons de verdes foram criados especialmente para este momento.
Floresta Encantada - 2º ano
Este trabalho aconteceu com o 2º ano que está estudando questões da arquitetura e de possibilidade de construir tridimensionalmente. Seguindo este caminho nos deparamos com o artista/arquiteto austríaco Friedensreich Hundertwasser (1928-2000). Suas formas orgânicas na arquitetura e a variedade de cores que habitam suas telas serviram de inspiração para muitas produções dessa turma. Este trabalho tem como base uma porta doada para a escola e que possui a pintura de florestas imaginárias criadas por cada criança.
A Natureza dos Meus Olhos - 3º ano
Em arte este grupo vinha descobrindo novas formas de olhar para o mundo, nosso ponto de partida foi o Renascimento e as engenhocas criadas por Da Vinci. Isto nos instigou a olhar para o mundo a nossa volta com outros olhos. Em sala de aula vinham trabalhando com a professora questões relacionadas ao olhar, enquadramento, ângulo e outros elementos visuais já faziam parte do seu cotidiano de estudo.
Um varal fotográfico foi o resultado quase natural da junção destes novos saberes construídos na escola. Estamos cercados por natureza, isso faz parte do cotidiano das crianças que frequentam esta escola. Mas parar para ver, transforma o que está a nossa volta. Pequenos tesouros são revelados. Todas as fotos foram tiradas pelos alunos e não possuem nenhum tipo de manipulação digital ou corte.
Tudo ou Nada - 4º ano
Desde o início do ano estamos estudando e pesquisando o surrealismo e suas questões conceituais e estéticas. Dalí nos levou a outros mundos, uma realidade onde relógios se derretiam e figuras humanas tinham gavetas espalhadas pelo corpo. Pensar no planeta e nas questões ambientais já faz parte do que o 4º ano reflete, mas unir a arte a estas questões nos levaram ao início e ao fim. Preto e branco. Que artista podemos trazer para nos inspirar e ajudar a pensar o mundo.
Chegamos ao artista gráfico Escher. O holandês Mauritis Cornelis Escher (1898-1972). Suas explorações sobre o infinito, suas gravuras, metamorfoses que brincam com repetições e loucuras das formas. Muitos seres invadiram nossas tardes e suas possibilidades abriram passagem às produções que trouxemos aqui.
O Sol - Jardim 1 e Jardim 2 (participação especial 4º ano)
Este trabalho foi
realizado com os grupos do Jardim 1 e Jardim 2. A tinta utilizada foi a base de
PVA, com diferentes cores de amarelo, laranja e rosa. Tacos de madeira doados
por um pai da escola serviu de base para a formação de uma mandala inspirada no
calor e na luz do sol. O material foi disponibilizado para as crianças em potes
de plástico permitindo o manuseio do material pelas crianças. Pincéis e a
própria mão foram os instrumentos usados para pintar. Cada criança pode pintar
quantos tivesse vontade e das cores que mais os encantassem. Podiam misturar,
ousar, inventar e parar quando quisessem.
As sessões de pintura
aconteceram em duas tardes diferentes com a companhia das professoras de sala e
das professoras de artes. Ao ar livre fazer arte ganha outra dimensão.
Jogos Ecológicos - Recrearte Fundamental
Jogos de mesa produzidos pelos
alunos da Recrearte do Ensino Fundamental orientada pela professora Simone
Bernardes. O objetivo foi reproduzir em tamanho maior jogos que pudessem ser
usados nos diferentes espaços ao ar livre da escola. Esses foram feitos com
placas de papelão usadas como cartazes em evento da escola e potes de iogurtes
revestidos com restos de tecido.
As crianças da Recrearte
construíram materiais didático-pedagógicos para serem utilizados na
conscientização ambiental e na formação crítica. As sacolas ecológicas serviram para arquivarem os
trabalhos escolares feitas com folhas de papel cartão reutilizadas. Decoração
feita com a técnica da justaposição com gravuras de revistas e pedaços de
tecido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário