“Ei profe, a gente pode fazer bijuterias?”
“Profe, que horas a gente vai pra feirinha?”
“Profe, que dia a gente vai comprar os livros? Já sei quais vou escolher!”
Desde que começamos a planejar a feirinha do 4º ano, muitas ideias surgiram. E uma grande vontade de trabalhar! Esta é a turma das ideias, que traz todos os dias para sala energia vital e sonhos vibrantes, construídos em quase 10 anos de escola. Várias crianças freqüentam a escola desde pequenas, foram nutridas com os mesmos ingredientes que fizeram surgir cada parte desta escola. A agrofloresta ainda traz realizações, assim como a horta, o campo de jogos e a árvore onde mora o “Seo Velhinho”. Assim também acontece com os que vão chegando ao longo da trajetória, são envoltos na rede de encantamentos que a Escola dos Sonhos proporciona: aprendizados para vida.
Em nossa primeira reunião pedagógica pensamos, eu e as mães, estratégias para aquisição de mais livros para escola, já que com a enchente de Janeiro boa parte do acervo foi danificada. Surgiu a ideia de fazermos uma feirinha para arrecadar dinheiro e assim poder comprar novos livros. Durante o mês de agosto conseguimos colocar em prática nosso plano, organizando junto com as crianças e as famílias o projeto, desenvolvido com muito empenho e dedicação de todos/as. O objetivo principal foi desenvolver nas crianças noções de compra e venda, conhecimento do sistema monetário, cálculos mentais de valores para troco, aquisição de novos livros para escola de acordo com a faixa etária da turma, dentre outros. No intuito de arrecadar mais fundos, produzimos bijuterias para venda, e estes foram momentos coletivos bastante integradores e de união. Inclusive nosso amigo Gabriel Evangelista, que passou conosco um mês em “intercâmbio”, colaborou em todos os momentos com entusiasmo. Foi uma diversão só!!!
Conversas pra passar o tempo, ônibus parado na fila da SC 401...
Nossa turma no terminal de ônibus ...
Pena que a professora, na empolgação dos trabalhos, esqueceu de tirar fotos... O que não foi registrado em fotos ficou registrado nas vivências de cada um de nós, só quem estava lá pra saber como foi prazeroso.
Conseguimos arrecadar um total de R$ 683,45, o que possibilitou com que cada criança pudesse escolher 3 bons livros, de acordo com suas preferências, conseguimos escolher inclusive alguns livros a mais. Fomos às compras na Livraria Catarinense no dia 16/09/2011, cheios de expectativas e com as boas parcerias da profe Fernanda e do coordenador Charles. Nossa aventura começou no ônibus de linha, contamos com garoa fininha e fila na estrada indo para o centro, nada que desanimasse nossa super equipe.
Na livraria fomos bem atendidos, após a indicação das prateleiras interessantes as crianças ‘devoraram’ os materiais, queriam (se pudessem) levar vários! A gerente Rosinete deu, para cada criança, um kit contendo uma revista da Livraria Catarinense, um marcador de livro, um achocolatado em caixinha e um mini bolo. Naquela altura da tarde a fome já tinha aumentado, fomos lanchar na praça de alimentação do edifício ARS, pois com o risco de chuva não foi possível ir ao pátio do Museu Cruz e Sousa conforme programado. Na volta, encaramos com coragem o terminal TICEN, bastante movimentado fim de tarde. Esperamos na fila para irmos sentados, no mesmo astral da ida.
Foi uma grande aventura, curtida por todos/as a cada momento! Os livros estão na sala do 4º ano para as crianças curtirem a conquista, sendo em breve disponibilizados para todas as turmas na biblioteca da escola.
Um grande beijo!
Prof. Virginia 4º ano
Prof. Virginia 4º ano