CONSTRUINDO A SENSIBILIDADE
Nas aulas de musicalização trabalhamos também a sensibilidade e nesse processo o contato com vários instrumentos musicais auxilia no processo de criação, na sensibilização para o mundo sonoro, na construção da musicalidade de cada um.
Para que o trabalho fique mais gostoso e apreciativo para as crianças, é importante permitir que elas também contribuam com suas idéias durante aulas, assim conseguirão entender melhor a musicalidade. Nessa aula, por exemplo, a proposta era que cada criança com um instrumento reproduzissem através de gestos diferentes, sons diversos. Mas um dos alunos deu a idéia de montar um palco com alguns instrumentos, então a brincadeira passou a ser chamada de “loja de brinquedos musicais”.
Para que o trabalho fique mais gostoso e apreciativo para as crianças, é importante permitir que elas também contribuam com suas idéias durante aulas, assim conseguirão entender melhor a musicalidade. Nessa aula, por exemplo, a proposta era que cada criança com um instrumento reproduzissem através de gestos diferentes, sons diversos. Mas um dos alunos deu a idéia de montar um palco com alguns instrumentos, então a brincadeira passou a ser chamada de “loja de brinquedos musicais”.
Luiza imitando o trovão
Clara representando uma canção de ninar
PRÁTICA DE CONJUNTO
A prática de conjunto é um momento marcante para as crianças. Quando pensei em inserir isso nas aulas de musicalização foi com o objetivo de fazer as crianças se divertirem, explorarem seus conhecimentos, suas sensações e brincarem com a imaginação, assim desenvolvendo a socialização.
Hoje em dia a prática de conjunto é um movimento sério para os alunos e eles têm um grandioso respeito por esse momento, além disso, eles tiveram a idéia de apresentar as canções para outros colegas de sala desde a educação infantil até o fundamental.
Com a prática de conjunto temos a oportunidade de viajar com musicas inventadas pelas crianças (improvisação) e também interpretar canções criadas por outros compositores, com um vasto repertório que vai do erudito ao popular.
Com a prática de conjunto temos a oportunidade de viajar com musicas inventadas pelas crianças (improvisação) e também interpretar canções criadas por outros compositores, com um vasto repertório que vai do erudito ao popular.
É isso ai minha gente, a música está no ar, cheia de cores deliciosas. Vamos continuar nos aproximando do mundo dos sons.
Até breve, beijinhos Prof. Zorávia.
Gostaria de ter estudado nessa escola quando criança!!!!
ResponderExcluirParabéns, até mais.