Momentos junto à Educação Infantil - O brincar levado à sério
Brincar é atividade inerente à vida de uma criança. É brincando que ela cresce, descobre, imita, ensaia, imagina, cria, convive, erra, acerta... Ao brincar a criança socializa, interage, troca, busca o prazer, a alegria, o bem estar.
Neste brincar a criança terá oportunidade de aprender as regras do grupo e que estas precisam ser respeitadas para que a brincadeira e o jogo tenham sucesso. E é acreditando que "brincadeira de criança é coisa séria" que planejamos os momentos propostos para os pequeninos durante nossas aulas de Educação Física.
Momentos onde as crianças têm a oportunidade de brincar, correr, saltar, pular, cantar, ou seja, interagir, comunicar, vivenciar todas as suas formas de expressão, na relação com o outro e na sua individualidade.
Momentos onde as crianças têm a oportunidade de brincar, correr, saltar, pular, cantar, ou seja, interagir, comunicar, vivenciar todas as suas formas de expressão, na relação com o outro e na sua individualidade.
Em nossos momentos compartilhados junto à Educação Infantil procuramos promover, através de um brincar saudável e prazeroso, o desenvolvimento integral, despertando a criatividade e a exploração das possibilidades de cada criança.
Exploramos diferentes espaços e trajetórias, exploramos o corpo, estimulamos diferentes materiais, sons e texturas, formas de caminhar, correr, saltar, subir, descer, chutar, deslocar, equilibrar, manusear e conduzir diversos materiais como bolas, arcos, cordas, e trabalhamos com brinquedos cantados e brincadeiras populares.
Momentos junto ao Ensino Fundamental - Pensando a Educação Física cooperativa
É sob a ótica do cooperativismo que procuramos vivenciar nossos momentos nas aulas de Educação Física junto às crianças do Ensino Fundamental.
Acreditando na Educação Física como um processo de educação integral, visando a plenitude do desenvolvimento físico, emocional, intelectual e social do ser humano, propomos atividades que despertem o interesse e a alegria das crianças em participar.
Nas situações cooperativas as crianças são estimuladas a perceberem que a diversão é para todos, os sentimentos são compartilhados, as possibilidades somadas. Há uma aceitação mútua, ninguém é excluído e todos são aceitos.
As crianças refletem acerca de sua postura, o quanto esta atinge o outro e também estímulamos à adoção de atitudes positivas como o respeito, a solidariedade, o entrosamento perante o grupo e as atividades desenvolvidas.
Desenvolvemos atividades de sensibilização corporal, brincadeiras populares, pequenos e grandes jogos com a construção de regras, iniciação ao voleibol e ao handebol.
É com grande alegria que, a partir deste mês de setembro, passo a compartilhar com as crianças os momentos vivenciados nas aulas de Educação Física na Escola dos Sonhos.
Deixo aqui meu beijo para todas as crianças e espero que possamos brincar, experimentar e vivenciar juntos novas experiências.
Profª Kátia.
Profª Kátia.
Ficou ótimo Katia!!!!! Deu para ver como é o teu trabalho!!!!!
ResponderExcluir