Borboletas

Borboletas

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Cultivo de Abelha sem Ferrão

Durante o evento Meio Ambiente em Família, realizado em maio deste ano, a oficina de cultivo de abelhas sem ferrão trouxe para as famílias dos alunos da Escola dos Sonhos a oportunidade de aprender sobre esta espécie de abelha que é nativa e  pouco conhecida por nós. A abelha que conhecemos é a espécie africana, a apis melífera, responsável pelo mel que consumimos.


São muitas as vantagens de cultivarmos as espécies nativas, principalmente pela importância da polinização. Com ou sem ferrão, as abelhas têm uma função importante na natureza. São polinizadoras de plantas, permitindo a floração e a produção de sementes e frutos.  Por desconhecimento, e pelas queimadas e destruição da fauna as espécies nativas estão sendo dizimadas.
A criação de abelhas sem ferrão tem baixo custo e manejo fácil. Como as espécies são dóceis, não é necessário o uso de roupas e equipamentos de proteção para lidar com elas. Outra vantagem é que a atividade pode ser realizada até em áreas urbanas, como o quintal de uma residência, convivendo com pessoas e animais domésticos, desde que haja vegetação na vizinhança. Essas espécies vivem em colônias compostas por muitas operárias, que são as responsáveis pela construção e manutenção das colmeias, e por uma rainha geradora de ovos, que dão origem a novas abelhas.


Os ninhos, em geral, são instalados em troncos e galhos de árvores, mas também podem ser encontrados em mourões de cerca, alicerces de construção, cupinzeiros e locais subterrâneos, como formigueiros.
Esta oficina foi ministrada pelo Sítio Arte Vida, na presença de professor Pedro, que com sua vasta experiência e preocupação ecológica, tornou a oficina muito especial não só para as crianças presentes, mas também para os adultos da escola.
Estamos organizando com o Prof. Marcelo – Oficina da Terra, o nosso próprio cultivo de abelhas sem ferrão na agroflorestal da escola. Será fantástico!

Nenhum comentário:

Postar um comentário