Borboletas

Borboletas

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

04 DE OUTUBRO DIA DA NATUREZA E DOS ANIMAIS


Nesta data especial, paramos para refletir sobre nossas ações.
Estamos realmente cuidando do nosso planeta, nossa casa, e respeitando a vida existente nele?
O que a natureza quer ganhar de presente?
Aqui na Escola dos Sonhos nós sabemos. A natureza quer de presente o cuidado, o respeito, o comprometimento com práticas mais sustentáveis e amor. Por isso, buscamos construir, a cada dia, um olhar mais sensível ao mundo.











Gleise N. P. Giovanaz – Profª Oficina da Terra

COMEMORANDO O DIA DA ÁRVORE


Mais um sonho se realizando na escola...
Para comemorarmos o dia da árvore (21 de setembro) foram plantadas 15 mudas de árvores frutíferas pelas crianças da Educação Infantil. Começamos, assim, a construir o Bosque das Sensações. Um local onde a imaginação, criatividade, percepção, observação, associação, compreensão, sensibilidade, autonomia, respeito e socialização irão sintetizar de maneira poética a importância da preservação ambiental.
Os verbos agora são: TOCAR, OUVIR, SENTIR E COMPREENDER.





Gleise N. P. Giovanaz – Profª Oficina da Terra

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Feliz dia dos professores

 


Para ser um bom professor é preciso ir muito além do que nos ensina a pedagogia. É preciso sentir uma inquietação constante quanto à educação e admitir que existem outras lógicas. Sua prática tem que fazer com que a escola seja para todos e proporcione sucesso para todos. E o sucesso não é só chegar ao conhecimento, ao aprendizado cognitivo, mas a felicidade. É preciso acreditar que os absurdos da educação tradicional têm que desaparecer, para dar lugar à concretização das utopias. O professor tem que ser a solução, a mediação, o afeto. Precisamos estar abertos para a reflexão, para o diálogo, para a diversidade e para o novo.
Parabéns aos professores que acreditam nas utopias e em uma educação transformadora.
Parabéns professores da Escola dos Sonhos!

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Escavando em busca do conhecimento!


O 2º e o 3º anos receberam um grande desafio: descobrir se na região da escola havia ou não animais enterrados, mas como saber estas informações? Foi então que a professora Danuza recebeu uma mensagem: era para o grupo do 2º e do 3ª ano seguirem o caminho dos cavalos. Concluímos que era para nos dirigirmos para a baia, onde os cavalos repousam. Junto com as professoras Danuza e Ana Paula seguimos para lá, tentando decifrar o enigma.


Chegando, encontramos um senhor muito velhinho que nos contou ser um antigo habitante da região e que muitas coisas já havia vivenciado e visto nesta extensão de terra. Uma delas foi o fato de que aqui viviam diferentes animais. Quando chovia muito eles procuravam se refugiar nos morros existentes, os quais, na época, tinham uma quantidade maior de  árvores nativas. Assim que esses animais morriam, seus corpos eram soterrados pela erosão, além de fatores naturais como o vento, a chuva e outros.



Bom, sabíamos que somente estas informações não bastariam. Foi então que vimos alguns vídeos de paleontólogos trabalhando, para esclarecer a evolução dos animais vertebrados na nossa história. Aprendemos também como fazer para escavar e descobrir o mundo embaixo de nossos pés!


Logo fomos procurar um lugar na beira do rio em que pudéssemos cavar e achar, ou não, um animal. Para a nossa surpresa fomos escavando e achamos a ossada de um boi. Pudemos visualizar a coluna vertebral, além de perceber a proporcionalidade da sua ossada em relação a humana.









Foi muito bom vivenciar este momento!
Professoras Ana Paula Quadrado e Danuza