Borboletas

Borboletas

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Escola dos sonhos: Movimento como linguagem


Pensar numa escola de verdade, que respeite a criança na sua totalidade, é garantir e construir diferentes possibilidades de se movimentar na infância. O movimento deve ser encarado por nós educadores como uma necessidade básica, como uma linguagem diferenciada para conhecermos o mundo e nos relacionarmos com o outro.


A escola precisa entender que o movimento vai para além da aula de educação física, precisamos privilegiar diferentes espaços e materiais, incentivar um corpo falante e criativo.

 

Precisamos reconhecer que o conhecimento, desde pequeno, se dá pelo abraço, pelas sensações, pelo brincar, pelas descobertas...


 Mas como isso acontece na prática cotidiana escolar? A ideia é reorganizar os espaços, sejam os parques, os corredores e as salas de aula, precisamos privilegiar mais árvores do que muros, provocar o diálogo, a expressão corporal, a música, as artes e as relações sociais.



Enfim, é preciso escutar as crianças e reconhecer que não é função da escola formatar seus alunos, mas sim instigar, mediar e desafiar as crianças. Acredito numa escola onde o conhecimento ganha vida através dos nossos gestos e movimentos.



Do que vale o conhecimento, sem liberdade, sem expressão, sem sentido, sem ousadia e sensibilidade. O poeta Manoel de Barros vai além “Que a palavra parede não seja símbolo de obstáculos a liberdade, nem de desejos reprimidos, nem de proibições na infância”.

 

          Charles Caubi Brandão
          Diretor Escola dos Sonhos

Um comentário:

  1. O que posso dizer da Escola dos Sonhos? Como mãe estou adorando, é um sonho mesmo. Minha filha Isadora acorda e já espera por este momento de ir para a escola. Se pudesse até dormia. Vive feliz cantarolando, conversando sobre os momentos experimentos na escola. Só tenho elogios a professora Virginia que é uma pessoa maravilhosa. A equipe em geral está sempre feliz. Também, num espaço construído com tanto carinho, pensado para as crianças só poderia ter pessoas de bem.

    continuem assim!!!

    Juliana de Souza
    mãe da Isadora 1° ano

    ResponderExcluir