Borboletas

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segunda-feira, 1 de abril de 2013

Arte na Educação Infantil


Este ano temos um delicioso desafio que é trazer para Educação Infantil experiências que tenham relação direta com a exploração do mundo através das linguagens da arte.  Nossos encontros acontecem uma vez por semana e podem durar de 45 minutos a 2 horas dependendo do que será trabalhado. O eixo da arte segue seu caminho durante o dia a dia da escola, o que muda é que quando paramos para pensar uma ação com as turmas do infantil, tudo para, então assim podemos nos entregar às tintas, argila, areia, e outros materiais mais intensamente. A relação com as crianças fica ainda mais íntima.
São momentos especiais que exigem um planejamento em conjunto com as professoras de sala para podermos construir espaços de significado e diversão para as crianças. As regras aqui são: pode se sujar, pode tirar os sapatos, pode inventar novos caminhos e formas de lidar com o que é apresentado e todos tem o direito de não querer.
O mundo da imaginação está presente e a apresentação de materiais que já fazem parte do universo infantil ganham outra dimensão quando estão acompanhados de cheiros, texturas e temperaturas brincando com os sentidos de nossos pequenos.
No Jardim 1 brincamos com esponjas, pincéis, panos, água e corantes que iam tingindo a água, as mãos e pés. Uma parada no tempo onde quem esteve presente pode se entregar a novas descobertas. Crianças e professoras descobrindo uma relação entre a água, a aquarela, tecidos e papel.






No Jardim 2 contamos com um lindo de dia de sol e o enorme tecido preparado na grama foi um convite a explorar mãos e esponjas coloridas interferindo no algodão cru. Ninguém quis parar e a brincadeira só terminou quando não sobrou mais nenhum espaço no pano.







No Jardim 3 tivemos a chance de nos encontrar 2 vezes e o chão e a parede estavam preparados para uma ação artística destes pequenos. A tinta usada foi PVA que permitiu uma intensa relação das crianças com o material. Mãos e pés foram permitidos e me pintar foi um convite aceito com entusiasmo.






Com o Jardim 4 tivemos a chance de uma experiência empolgante. Formas de gelo cheias de tinta congelada foram oferecidas e desta forma ao mesmo tempo que sentiam suas mãos esfriarem podiam brincar sobre folhas de papel A3, pintando com esta tinta vinda diretamente do Polo Norte.






O Jardim 5 adora uma história e é assim que nossas ações acontecem, fizemos maçãs mágicas saídas do forno de uma bruxa engraçada. A argila foi um convite para explorarem a modelagem. Foi com muito cuidado que um a um me davam suas maçãs mágicas para secar. Momentos de graça e curiosidade permearam nossa tarde.






Seguimos com mais surpresas.
Beijo da Fê e da Ana Cristina.

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