Borboletas

Borboletas

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Educação Física 2013


É com muita alegria que venho falar um pouco sobre as aulas de Educação Física na Escola dos Sonhos. Estas acontecem num clima alegre e saudável, onde o respeito e a solidariedade são valores primordiais na construção e vivência de nosso conhecimento.

As aulas de Educação física apresentam-se como um importante espaço de ludicidade, onde a criança ao brincar, corre, salta, raciocina, imagina, cria, decide, experimenta, avança e fundamentalmente amplia sua compreensão de si e do outro.

Projeto “Velha Infância”

No mundo moderno observamos que o contato das crianças com jogos, brincadeiras e brinquedos tradicionais vem perdendo cada vez mais espaço para o mundo tecnológico.

Entendemos que torna-se  relevante resgatar a importância das brincadeiras populares que fizeram parte da infância de muitos de nós é que ainda hoje merece estar presente na infância  de nossas crianças. Pensando desta forma, é que resolvemos desenvolver o projeto “Velha infância” durante as aulas de Educação física na Escola dos Sonhos. Na última semana de cada mês nosso enfoque se dá ao brincar de forma mais simples, mais artesanal, menos competitivo e mais cooperativo.

Em nossas primeiras vivências as crianças tiveram oportunidade de brincar com iô-iô, peteca, bate-bate, pião, corda, vai e vem, bambolê, 5 marias, elástico, bolinha de gude, pipa, boneca de pano, bolinha de sabão, entre outras.

Num segundo momento as crianças  puderam conhecer e brincar com o chinelão e com a perna de pau.
E não paramos por aí, a cada mês temos uma novidade. Está por vir a bola de meia, o pé de lata e outras surpresas.

O envolvimento e interesse das crianças foi muito grande e é o que nos dá a certeza que certos brinquedos e brincadeiras merecem permanecer vivos  ainda nos dias de hoje, amanhã e sempre. 
Com carinho, Profª. Kátia.


Ps.: Se alguma família ou colega tiver uma contribuição para nosso projeto, por favor sintam-se à vontade, ficaremos muito agradecidos.




























Nenhum comentário:

Postar um comentário