Borboletas

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segunda-feira, 12 de maio de 2014

Formação: Aos olhos de uma criança



O filme de animação “O Menino e o Mundo” do diretor Alê Abreu serviu de nutrição estética, ampliação cultural para o grupo de professoras que foi ao cinema na tarde de terça feira. Conhecer aspectos da produção serviu como disparador para pensarmos diferentes questões relacionadas à prática pedagógica de uma forma leve e divertida.

Cada etapa da produção envolveu planejamento, registro e reflexão, temas que transitaram por todo o estudo da formação que aconteceu nestas duas semanas que nos reunimos.
O diretor do filme conta que já tinha em seu diário algumas cenas do filme, e á medida que a produção seguia, outros elementos surgiram mudando e enriquecendo o produto final. Novas considerações e recursos transformaram a ideia inicial.
Da mesma forma como coube a Alê Abreu ligar cada elemento trilhando um caminho que nos leva a olhar o mundo com os olhos de um menino, nós professores criamos percursos e possibilidades que conectem o que vamos trabalhar com o que cada criança já traz em sua história de vida.
A trilha musical é uma base que envolve cada aspecto imagético do filme, nos levando a sentir várias vezes sensações e acompanha um repertório diferente do que estamos acostumados a ver nos filmes de animação. Lápis de cor, giz de cera, colagem formam um colorido mundo. A visualidade do filme traz a simplicidade do traço reunida com a complexidade do olhar de criança. Escavadeiras se transformam em monstros que engolem árvores. Tudo acompanhado de muita, muita cor.
Não há linguagem verbal o pouco que existe de diálogo acontece em uma língua inventada: O português ao contrário. Este espaço entre a universo sonoro e o visual nos permite criar nosso próprio enredo, nossa própria história.

A oficina de fotografia aconteceu durante uma tarde. Primeiro observamos imagens do fotógrafo Luiz Evangelista que faz o trabalho de registro da escola. Durante o ano passado ele acompanhou professores e crianças em diferentes momentos.





O que nos interessou nas imagens vistas foi a questão estética e o espaço registrado. A construção de um olhar que pensa sobre o que vê, desta forma age sobre a imagem construindo uma autoria. Um caminho poético e pesante ao mesmo tempo.


Vivemos em um contexto histórico social bombardeado de imagens, o que muitas vezes nos deixa cegos para vermos o que está ao nosso lado, detalhes, nuances.

Durante uma tarde seguimos o intuito de desacelerar, olhar ao nosso redor, olhos curiosos que não sabem tudo e que não veem tudo. Olhar pela primeira vez por diferentes ângulos um espaço que pode ser novo ou conhecido, dependendo de como nos colocamos.

Saíram pelo espaço escolar para fazer sua própria leitura e fotografar olhando para cada lugar com os olhos de uma criança. Depois de escolher a foto cada profissional escreveu sobre a sua imagem desvelando para quem olha novas possibilidades de ver. O resultado deste trabalho pode ser apreciado aqui, com calma, com tempo para ler, olhar, sentir, e apreciar o produto de horas tão especiais.


Foto Prof. Elis 1º ano

Foto Auxiliar Volante Geisiele Ed. Infantil

Foto Prof. Silviane 2º ano

Foto Prof. Beth 4º ano

Foto Auxiliar Jussara 1º ano


Fernanda Werneck
Professora e Coordenadora



 de Artes

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