Borboletas

Borboletas

sexta-feira, 3 de junho de 2016

E já diz o ditado popular “A noite é uma criança”

Você já imaginou uma escola onde acontecem aulas noturnas para vivenciar uma experiência científica? Pois bem, aqui na Escola dos Sonhos isso é possível!
O encontro de estudos ocorreu no dia 23 de maio, a partir das 17h , em que os pequenos pesquisadores  envolvidos nessa experiência, grupo Arco-íris, grupo Guardiões da Natureza e grupo Quero-quero,  se dedicaram a aprofundar-se em estudos sobre a origem do universo,  planetas e outros astros. Com essa proposta puderam brincar e vivenciar uma deliciosa experiência noturna de observação dos astros, estrelas, e seus infinitos mistérios.
Então em volta de uma fogueira, munidos de instrumentos científicos: binóculos, lanternas e telescópios, numa noite iluminada, não só por uma incrível lua cheia, mas também pelo brilho no olhar de cada um dos pequenos pesquisadores, ouvimos músicas, histórias e mistérios, fizemos oficinas, e recebemos a surpreendente visita, do “Homem da Lua”, que veio pessoalmente nos encontrar e presentear com pedras lunáticas e leite da via láctea.
Na sequência, utilizando as pedras lunáticas, fizemos em uma oficina, colares lunáticos, e na outra, registro das constelações em circunferências em que furadas e projetadas na parede, representavam os mapas estrelares. Logo, um delicioso jantar bem quentinho foi servido.  E para finalizarmos, na sala escura, com pinturas fluorescentes e muita animação, dançamos e brincamos imaginando nossa ida ao espaço.
Foi imensamente significativa a prática vivenciada, seja para os pesquisadores, seja para os orientadores e todos que contribuíram para que esse momento científico se tornasse realidade.
Com esta noite, adultos e crianças puderam olhar para o céu com o mesmo ar de contemplação e admiração numa mágica noite, em que a realidade se misturou a fantasia.














Abraços espaciais
Educadoras Caroline Vissotto, Marcia Ribeiro e Graciele Stramari

Nenhum comentário:

Postar um comentário