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terça-feira, 13 de setembro de 2016

Escola livre não quer dizer bagunça

“Podemos pensar que possa ser isso, entretanto a verdade é que assumir estudar é tomar a própria responsabilidade sobre o estudo. Isso quer dizer que é necessário ter roteiros de aprendizagem, criar projetos, dando assim, a oportunidade de vida e de expansão no sentido de uma vida com compromisso consigo mesmo e com o mundo" José Pacheco
Compartilhando com o mesmo pensamento de José Pacheco, o educador português, que promoveu uma grande transformação nas escolas de Portugal e está radicado no Brasil, o Instituto Aruana de Eco Formação, uma instituição de educadores que vem construído práticas sustentáveis e inovadoras na área da Educação, juntamente com a Escola dos Sonhos, propõem formar uma rede de profissionais e instituições que queiram compartilhar, aprender e buscar soluções para transformar a realidade escolar.
A ideia é promover uma escola que vise à formação de pessoas cada vez mais instruídas, responsáveis, autônomas, solidárias e democraticamente comprometidas na construção de um mundo melhor.
A partir desta ideia estamos organizando encontros trimestrais com pensadores portugueses que atuaram na Escola da Ponte e no Movimento da Escola Moderna de Portugal. Iniciamos com o Professor José Pacheco, ele esteve presente nos encontros de Dezembro de 2015, Janeiro e Abril, deste ano de 2016, quando provocou, em todos um despertar para uma nova escola.  Em agosto foi Ariana Cosme, professora titular da Universidade do Porto, que demonstrou a prática desta escola inovadora. Para finalizar estaremos recebendo em novembro Fátima Duarte Pacheco, que participou juntamente com o professor Pacheco da implantação da Escola da Ponte. 
A finalidade destes encontros de novas comunidades de aprendizagem é ajudar estudantes, professores, orientadores e coordenadores escolares a encontrarem um novo caminho que atenda as atuais necessidades das crianças e adolescentes, que auxilie na mudança para escola que almejamos, uma escola que possa promover autonomia na busca do conhecimento, na organização de espaços, para que sejam compatíveis com a proposta pedagógica e principalmente no gerenciamento dos saberes para que estes, sim, promovam uma aprendizagem efetiva e plena do desenvolvimento humano.    










Por Elizabeth Kurth


4 comentários:

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  3. Muito feliz em fazer parte dessa Escola! Meus filhos então, ainda mais. O sonho pode se tornar realidade. Heloisa, mãe do Plínio, Luísa e Raul.

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  4. Heloisa, mãe do Plínio, Luísa e Raul.

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