Borboletas

Borboletas

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Água Fonte de Vida

O 2º Ano vem produzindo e aprendendo muito nesse trimestre...



O objetivo do nosso projeto é identificar a presença da água no cotidiano e reconhecer sua importância como recurso natural indispensável à vida no planeta. Além disso, também é nosso objetivo reconhecer as diferentes etapas e processos que constituem o ciclo da água na natureza e avaliar repercussões das alterações nele promovidas pelas atividades humanas.
Para nos ajudar a entender todo do ciclo da água, conhecemos a Clarinha, uma gotinha muito querida que nos vêm apresentando muitas novidades sobre como é realizado todo esse processo. Ela nos mostrou diversos vídeos, textos e até atividades.
As famílias também ajudaram muito em casa, no auxílio das tarefas! Após uma dessas, construímos coletivamente o conceito de como se formam as chuvas:
1)      O Sol esquenta o mar;
2)      Pequenas gotas se formam e sobem para o ar;
3)      As gotas se formam em nuvens;
4)      Quando as nuvens ficam pesadas e frias, caem em forma de chuva.
Percorrendo ainda esse caminho, conhecemos uma linda música chamada de “A Grande História”, interpretada pelo grupo Palavra Cantada:

“Natureza é vida, vida que há em nós
Que há em nosso país e nossos avós
Natureza é mais que plantas e animais
É pura vibração que se refaz
Água corre e vem molhar
As florestas e oceanos
Água corre e vem molhar
O planeta onde moramos
Água cai do céu é chuva
Cai da pedra é cachoeira
Água cai nas mãos e lava
Quando abrimos a torneira
Se a água é do mar
A lua é que atrai
Na onda vai e vem
No rio ela só vai
E quando chega em mim
Me sinto muito bem
Eu quase viro peixe e vou nadar também.”
Depois de ouvir e cantar a música, decidimos reproduzir a letra em forma de cartazes. Em grupos fizemos lindos desenhos, verdadeiras obras de arte...




Curiosidade: Vocês sabiam que a Água possui direitos?

Em 22 de março de 1992 a ONU (Organização das Nações Unidas) instituiu o "Dia Mundial da Água", publicando um documento intitulado "Declaração Universal dos Direitos da Água". Eis o texto que vale uma reflexão:
Art. 1º - A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão, é plenamente responsável aos olhos de todos.
Art. 2º - A água é a seiva de nosso planeta. Ela é condição essencial de vida de todo vegetal, animal ou ser humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura.
Art. 3º - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.
Art. 4º - O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.
Art. 5º - A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como a obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.
Art. 6º - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.
Art. 7º - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.
Art. 8º - A utilização da água implica em respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.
Art. 9º - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.
Art. 10º - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

Após uma leitura detalhada e uma boa conversa sobre os artigos da Declaração Universal dos Direitos da Água, decidimos compreender de fato um deles, o Artigo 3º que fala da transformação de Água em Água Potável.
Para poder entender esse artigo, construímos o “Filtro Mágico” composto de Garrafa Pet, algodão, pedras, areia, folhas, barro e água. Com ele, podemos ver a transformação que ocorre e o tempo que ele leva para filtrar a água para que possamos consumi-la, por isso a importância do cuidado com esse bem natural e necessário para todo o planeta.




Por falar em água potável, ciclo da água, chuvas, nuvens...
Qual seria mesmo o formato das nuvens? Foi uma questão que nos levou para outros conhecimentos.
As gigantescas estruturas (nuvens) que flutuam no céu se formam quando o ar quente sobe do solo carregando umidade em forma de vapor d'água. Quanto maior a altitude, mais essa massa de ar resfria, fazendo o vapor d'água condensar. As gotículas formadas nas alturas tendem a se aglomerar em blocos que, vistos de longe, se parecem com chumaços de algodão.
Todas as nuvens são brancas? Por quê?
Porque as nuvens desviam a frequência que passa entre elas fazendo as cores visíveis, a luz do sol por sua vez demonstra-se branca, porém o branco é a mistura de 7 cores, cada qual com sua frequência: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta.



Por fim, o 2º ano concluiu que as formas são as mais variadas, e que as cores, ah! As cores são todas aquelas que a imaginação desejar. Sabe por quê? Por que são "NUVENS MÁGICAS".



 “O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é o sonho. Por isso os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor: intérpretes de sonhos.” Rubem Alves

Beijos Cheios de Purpurina,
Com um imenso carinho
Professora Carla Dayane Cassol

20 comentários:

  1. Gente que orgulho!!!
    Ver um projeto em andamento, crianças pegando junto...
    Um misto de alegria com entusiamos e muita felicidade!
    Dedico tudo isso que está acontecendo, aqueles
    que me apoiaram e principalmente para os meus
    educandos e famílias! Os quais são indispensáveis
    para a realização de qualquer coisa!
    Amo meu trabalho, meus educandos, amo minha profissão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. parabéns pelo lindo trabalho carla ,eu admiro muito o trabalho de um professor a paciência que eles tem em ensinar nossos pequenos ,que deus te abençoe cada dia mais nesta linda profissão !!

      Excluir
    2. Obrigada Jana, quando fazemos com amor, o resultado é maravilhoso! Beijos

      Excluir
  2. Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo trabalho Carla, muito orgulho de você!
    Beijo Isa.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Carla..Trabalho lindooo...Concerteza deve ser uma ótima Professora... Te admiro demais... Tdo de bom pra você e um ótimo trabalho... Te adoroo.. bj Cibele

    ResponderExcluir
  5. Parabéns professora Carla e crianças do 2º ano pelo grande e lindo trabalho que está sendo desenvolvido!! Desejo muito sucesso e aprendizagem!!!
    Beijão Isa!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Isa linda! Você é muito especial pra nós!
      Beeijos <3

      Excluir
  6. Parabéns prof... Muito lindo seu trabalho com as crianças...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ju, são famílias como a sua, que me ajudam a concretizar nosso projeto. beijocas

      Excluir
  7. Nossa Parabéns, realmente o seu trabalho está muito bem feito continue assim...

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Carla!
    Que você possa transmiti sempre esse carinho e amor as crianças,para que elas possam aprender ainda mais com prazer, em ter um professora que realiza suas atividades com amor.Tudo que fizemos com amor,carinho e dedicação,recebemos em troca o reconhecimento e é o que está acontecendo com você.Sucesso hoje e sempre!
    Mayara Kloch

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Kloch! Realmente quando fazemos com amor, tudo fica melhor. Beijos

      Excluir
  9. Parabéns Carlinha pelo seu lindo trabalho,continue sendo essa educadora dedicada,carinhosa,esforçada e iluminada.Desejo nesta sua nova caminhada muita sabedoria e sucesso.
    És Maravilhosa Carlinha!
    Beijos Rô!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Rô, você também é maravilhosa, que honra poder ter te conhecido e trabalhado contigo.
      Beijos

      Excluir
  10. Carlita, ficou lindo o registro. Adorei a ideia de que as nuvens são mágicas por causa das diferentes formas e cores que elas tem. O compromisso, dedicação, alegria e prazer são alguns dos ingredientes necessários ao processo de aprender-ensinar-aprender. Quem sabe colocas as vozes (registro das falas) das crianças para engrandecer ainda mais o registro.Parabéns pelo trabalho de vocês. Abraços afetuosos à todas e todos.

    ResponderExcluir