Borboletas

Borboletas

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Fantasia e Imaginação: Criando possibilidades de aprendizado através da ludicidade

Esse é o projeto que o 4º Ano do Ensino Fundamental vem desenvolvendo. Ele tem como objetivo ampliar todas as áreas, todas as potencialidades dos educandos através do mundo da fantasia e imaginação que ainda é muito presente nesta idade. Através das relações interpessoais, os conhecimentos estão sendo reconstruídos de forma lúdica, prática, envolvendo a cultura a qual o grupo está inserido, tornado assim o processo ensino aprendizagem mais significativo.
Primeira surpresa!


Sobre as mesas encontramos uma caixa com laço dourado, dentro: vela, fósforo, nanquim, pena “mágica”, papel e uma carta que dizia assim:
Oi você não deve estar entendendo nada, certo?
De onde surgiu esta carta entenderá até o final da tarde.
Contarei um pouco da minha história para que você compreenda melhor porque cheguei até o grupo de vocês.
Mil anos se passaram desde que eu, poderoso Mago a serviço dos reis de Pendagron, defensor mágico dos Bretões, sábio que lançou o feitiço sobre a espada Escalibur, fui aprisionado para toda eternidade dentro do tronco de um carvalho, por artes da astuciosa feiticeira Victória, que alguns chamam de Nimue.
Mil anos se passaram desde que a magologia foi praticada em sua verdadeira forma, e os conhecimentos secretos se tornaram escassos. Hoje, a maioria dos que se intitulam magos é apenas amadora, indigna daquele nome, enquanto os que poderiam se tornar bons aprendizes desperdiçam seu tempo com uma série de ciências que mal começam a dar os primeiros passos. Portanto, por meio dos poderes mágicos que ainda me restam, fiz com que parte do tronco de carvalho, que é a minha prisão, seja transformada em folhas, livros, de modo que se possa encontrar, por fim um aprendiz para descobrir e aprender os antigos segredos e com seus esforços elevar a magia, mais uma vez, ao seu devido lugar.
Gostaria que você aceitasse o desafio de se tornar meu aprendiz e aprender os segredos ocultos da minha arte, saiba apenas que a estrada será longa e difícil, mas as recompensas podem ser muitas. Exijo apenas que você não esconda o que aprender, que passa adiante para alguma outra pessoa, de modo que esta possa iniciar também a incrível viagem ao encantador mundo do saber.
Começaremos nosso elo da seguinte forma:
Nesta caixa você também deve ter encontrado uma folha em branco, uma vela, fósforo e a pena de uma ave sagrada. Siga os comandos:
1º acenda de forma segura a vela.
2º queime as bordas da folha, assim o encantamento ficará preso.
3º dentro do quadro faça com nanquin seu auto retrato, pode fazê-lo inicialmente com lápis, quando achares que está bom, utilizando a pena contorne seu desenho com nanquin.
4º abaixo do quadro escreva também com letra grande seu nome.
5º depois de pronto escolha com seu grupo um local para expor. Também junto a ele coloque a data de nascimento. Ela será importante para as futuras magias que vamos realizar.
Assim eu desejo, assim deve ser.
Bênçãos e até breve!!!

Anno Domini 1511

Com os materiais deixados pelo mago fizemos nosso auto-retrato e firmamos um laço de amizade com esse ser mitológico. Através dele, de suas mensagens as descobertas estão acontecendo. Ele vem nos estimulando a seguir pelo universo do conhecimento, buscando através de pesquisas enriquecer tudo que já sabemos, ou seja tornarmos um grande mago. Como ele nos passou: “Mago são pessoas que possuem grande conhecimento e para isso devemos estudar muito, pesquisar, descobrir algo ainda desconhecido para nós”.
Logo encontramos o “Tapete Mágico” que segundo nosso mago nos levara através das pesquisas, leituras para viagens inesquecíveis. Então chegou a 2º carta:
       Hoje está começando uma nova fase da vida de vocês, como já expliquei na primeira carta sou um mago que vive a milhares de anos preso em um tronco de carvalho na Inglaterra Elizabetania.
Através de um feitiço muito poderoso consigo me comunicar com crianças de diferentes partes do mundo. Escolhi a turma de vocês por observá-los e descobrir o quanto encanta a todos vocês o mundo da fantasia e imaginação. Assim durante certo tempo irei manter contato com vocês a fim de tentar levar para o grupo todo o conhecimento que adquiri ao longo desses milhares de anos.
Não vou mais enrolar. Se vocês querem ser magos, seguem as principais dicas, que servem como conselhos ou instruções:
Vocês devem ler Muito, mas muito mesmo. Se vocês estão perguntando a si mesmo(a) como faz para se tornar um mago, isso significa que vocês não fazem parte de um coven (grupo de magos). Portanto, você é seu próprio mestre.
Vamos lá!
Primeiramente vocês devem ter sede de conhecimento.
Não espere respostas mastigadinhas dos outros. Corra atrás das informações. Esse estudo será para sempre. Aos poucos vocês começarão a praticar.
Pessoal! É sério! Vocês devem ler Muito, mas também deve ter a consciência de que nenhum livro é a visão definitiva, mesmo os mais confiáveis. Leia tudo o que puderem. Cultura nunca é demais. Não adianta só ler, ou só praticar. Faça uma reflexão de tudo, caso contrário, não o levará a nenhum tipo de aprendizado.
A verdade é que só o dia-a-dia e o passar dos anos fazem de vocês um grande mago.O necessário mesmo é praticar, estudar, desenvolver-se mentalmente, buscar uma conexão íntima com os deuses, saber fazer. Isso só vem com o tempo, com o estudo e com a experiência prática.
Para concluir segue dicas gerais para quem está começando. Algumas dicas que me ajudaram bastante quando eu estava começando e acredito que possam ajudar vocês. 
1.    Examine todas as fontes que puder 
2.    Faça todas as pesquisas possíveis
3.    Jamais considere uma única fonte como verdade absoluta
4.    Escute opiniões. Troque experiências
5.    Saiba a base da coisa toda
6.    Não queira se achar o dono da verdade
7.    E aprenda a ouvir mais.
Um fato não conhecidos pelos não-magos, os trouxas,  é que todos os métodos de voar, seja num cabo de vassoura, num tapete voador ou com botas de sete léguas, usam o mesmo encantamento. A imaginação!
            O principal ingrediente desse sortilégio é a pena da ave sagrada. Durante as descobertas que irão realizar deverão segurar a pena nas mãos, feche os olhos, firme seus pensamentos em coisas boas e repita sete vezes “Althielo”.
Assim a magia da fantasia e imaginação o levará para os mais fascinantes mundos, tempos...Quando estiverem nesse estágio, lembre-se que as fadas, seres encantadores estarão ao lado de vocês, lhes guiando pelo extraordinário mundo dc conhecimento. Aproveitem o máximo! E não esqueçam que os grandes magos foram e são aqueles que possuem o conhecimento de tudo existente no Universo.
Bênçãos e até breve!!!


Assim estimulados por ele iniciamos o estudamos sobre os mapas. Primeiro investigamos como acontece de fato a construção de um mapa, a importância deles em nosso dia a dia.  Então para compreender como são feitos ele nos deixou a dica para primeiro compreendermos as diferentes formas de visão (obliqua, vertical e frontal). A seguir, individualmente deveríamos traçar o planisfério fazendo a leitura e interpretação dos dados que nele aparece e assim fizemos.





                 






 Então partimos para a construção de uma maquete. Com retro- projetor traçamos o contorno do planisfério colocamos o traçado em uma base e assim completamos com argila os continentes que formam o globo terrestre, obtendo como resultado uma linda maquete. Na maquete construída então analisamos como aconteciam as grandes navegações num tempo em que as tecnologias existentes hoje, ainda não haviam sido inventadas. Conversamos sobre Cristóvão Colombo e sua chegada à América, a viagem rumo às Índias de Vasco da Gama e o interesse de Portugal em enviar para as terras ao sul da América, Pedro Álvares Cabral.







Muitas outras descobertas estão acontecendo e outras estão por vir! Aguardem!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário