Borboletas

Borboletas

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Jardim 3 e as Sensações no Mundo da Literatura

          Somos um grupo de 13 crianças que gosta muito de brincadeira e de movimento. Há cerca de dois meses começamos a desenvolver nosso projeto “Sensações no Mundo da Literatura”, uma viagem que vai do real ao faz-de-conta com pitadas de música, teatro, poesia e muita diversão. Nesse período contamos diversas histórias para as crianças e elas se encantaram com a história “Chapeuzinho Amarelo” do autor Chico Buarque. Na história, Chapéuzinho encontrou uma maneira de enfrentar seus medos, transformando o lobo em um delicioso bolo.
Durante uma semana fomos recebendo vários ingredientes enviados pela Chapéuzinho Amarelo, tais como: a canela, o cacau e o mel. Na escola temos uma colmeia de abelhas sem ferrão e como um dos ingredientes enviado foi o mel aproveitamos esse momento para abrir a casa das abelhas e experimentar o mel retirado direto da colmeia. Após experimentarmos todos os ingredientes deixados pela Chapeuzinho Amarelo preparamos um delicioso bolo que saboreamos no final da tarde . HUM! Que delícia! As famílias das crianças também contribuíram trazendo pesquisas sobre os alimentos deixados pela Chapeuzinho Amarelo, o grupo se divertiu um montão.



Durante o momento que estávamos trabalhando com a história da Chapeuzinho Amarelo, fizemos uma experiência na sala, plantamos sementes de feijão para observarmos o crescimento e o desenvolvimento das plantas. Enquanto as sementes desenvolviam, todos os dias quando chegavam à sala, as crianças iam ver como estava a plantinha. Foram percebendo que o pé de feijão já estava crescido e as crianças começaram a perguntar se o Gigante iria aparecer na escola. Então na mesma semana recebemos a visita da Chapeuzinho Amarelo que   contou a história do “ João e o Pé de Feijão” , a pedido das crianças, é claro!



No decorrer dos dias, as crianças chegavam à sala e perguntavam quando o gigante iria aparecer na escola. Foi aí que recebemos uma carta dele, era muito grande mesmo, e havia até uma pegada do Gigante. As crianças ficaram encantadas com o tamanho do pé, logo retiraram os seus sapatos e ficaram comparando o tamanho de seus pés com o dos colegas, e o tamanho do pé do Gigante que estava impresso na carta. E assim essa história foi se tornando cada vez mais significativa para as crianças. Aos poucos o Gigante foi trazendo para o grupo alguns objetos de sua casa, tais como: panela, concha, bule e a chaleira. Ele também nos deixou uma fita métrica para mostrar para as crianças que todas as coisas têm um tamanho. Aproveitamos e medimos as crianças no castelo do Gigante que está fixado na parede da sala e colocamos um barbante e uma foto para representar o tamanho de cada um. Em alguns momentos percebemos que algumas crianças vão até as medidas e comparam o tamanho do colega para ver qual é mais alto ou baixo.











Um dia ele nos deixou um saco de feijão e pediu para as crianças irem até a sacolão para comprar legumes e verduras para fazermos uma deliciosa sopa de feijão. Assim, no outro dia, as crianças chegaram ansiosas para irem até o sacolão. Este momento do projeto foi muito prazeroso e significativo, pois a turma teve a oportunidade de escolher os legumes, tocar, cheirar, conhecer tamanhos, formas, texturas e cores. Mas não foi só isso, teve muita diversão também no passeio num carro tão grande que coube toda a turma.

















Durante o preparo da sopa aproveitamos o momento para novas descobertas. Contamos, experimentamos a cenoura quando picamos, sentimos as texturas dos legumes e das verduras, assim como o chuchu, que tinha uns pequenos espinhos na casa; observamos as cores dos alimentos e descobrimos que a abóbora tem várias sementes pequenas, comparamos os tamanhos dos alimentos, maior/menor, leve/pesado, macio/áspero e, além disso, falamos sobre os cuidados que devemos ter com a higiene dos alimentos.







No final da tarde recebemos as famílias para saborear a sopa e curtir os momentos da turma durante as compras no sacolão, as famílias também puderam vivenciar um pouco da nossa rotina, da nossa sala, do nosso trabalho com o Gigante.

Até breve com novas histórias!
Professoras Carine e Bárbara
          

3 comentários:

  1. Essa Carine.... é exemplo de profissional, que todos devem se orgulhar. Turma fantástica, projeto encantador... e professora comprometida, dedicada com o processo educativo de seus pequenos. PARABÉNS CARINE E TURMA DO JARDIM 3.Um super abraço. Danuza

    ResponderExcluir
  2. Lindo trabalho, profs Carine e Bárbara! Obrigada pela dedicação e carinho!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns a toda equipe desta escola, pelo trabalho pedagógico eficiente na construção de uma aprendizagem significativa. Trabalho com educação e tanto me encanto quanto me emociono ao ver meu netinho Luiz Miguel falar desta escola com tanta empolgação, apresentando para os familiares os projetos desenvolvidos. Amei a representação dele em casa da dramatização feita aí, a qual finalizava ao encontrar um gambá. Linda a alegria que ele transmitia ao dar o 'show' para a família!

    ResponderExcluir