Borboletas

Borboletas

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Qual é a cor da sua pele?

Algumas questões muito interessantes permeiam as aulas de arte. Acompanhando o trabalho que acontece no 1º ano, com a professora Elis sobre identidade, resolvemos produzir alguns auto retratos desenhando, pintando e inventando paisagens.




Nossa história começou depois de procurarmos por um lápis de cor da "cor de pele" para colorirmos os auto retratos. Para nossa surpresa encontrarmos apenas um rosa claro, que na verdade não se parecia em nada com a cor da pele de ninguém do grupo. O mais interessante é que todos reconheciam o nome deste lápis como “cor de pele”. 
Diante deste dilema sobre o tom do lápis, nossa aula despertou nas crianças a vontade de se observar, de ver o tom da pele, do cabelo e dos olhos. E elas chegaram a conclusão que nenhum lápis de cor que eles tinham era igual a cor da pele deles.
Então, nos inspiramos em alguns trabalhos da artista brasileira Adriana Varejão que se incomodou com essas cores de pele que na verdade não existem, e criou uma paleta com mais de 180 tons para a sua exposição chamada Polvo. Com estas descobertas a turma do 1º ano inventou suas próprias “cores de pele” e usaram em diferentes superfícies e inclusive, na própria pele.





Usamos também base de maquiagem para provarmos como era ter outras cores de pele. Foi muito interessante e divertido. Ficamos surpreendidos com a pouca variedade de tons de base existentes no mercado para vender. As crianças se pintaram e pintaram os colegas. Foi uma aula maravilhosa!




Nossa próxima produção dentro da proposta sobre identidades, irá envolver meias calças cor da pele. Aguardem!
Professora de Artes Fernanda Werneck

Nenhum comentário:

Postar um comentário