Borboletas

Borboletas

quinta-feira, 30 de abril de 2015

Descobrindo a escrita de palavras com S e SS

Querem fazer parte de um clube pirata? 
O convite chegou através de uma carta, enviada dentro de uma caixa surpresa, deixada em nossa sala.  Encantados por aventuras o 3º ano logo topou o convite e assim nossas tardes começaram a ser repletas de aventuras e novidades.
Viajando pelo universo pirata e assim desvendando os mistérios da colonização da ilha de Santa Catarina, dentre diversas propostas, trabalhamos o texto “Uma Joia da Natureza”. Após a leitura, compreensão e interpretação deste texto iniciamos as investigações sobre o uso do S/SS. Assim através das dúvidas levantadas pelas crianças durante nossa atividade de leitura fomos investigar o uso dessa regra ortográfica.
Em uma tarde quando o 3º ano voltava do parque encontraram a sala de aula cheia de balões pelo chão, foi então que os olhos dos pequenos piratas brilharam com a surpresa encontrada. Questionamentos surgiram:
“ Prof. podemos brincar com os balões?”
“ Também podemos desenhar neles?”
Sim. Claro que sim, foi à resposta. Os pequenos piratas podiam brincar, desenhar... mas tinha um combinado em comum, não podiam estourar o balão. Depois de brincarem muito perceberam que havia alguma coisa dentro dos balões.
Sugeriu-se que fizessem uma roda e estourassem os balões. Ao estourarem outra surpresa! Duas palavras foram encontradas dentro dos balões. O que havia em comum entre essas palavras? Não demoraram muito para perceber que eram palavras escritas com S\SS. Os pequenos então foram instigados a buscar as semelhanças/diferenças existentes entre elas e assim conseguiram compreender quando usar na escrita das palavras a letra S e/ou SS.
Na Escola dos Sonhos acreditamos que pode ser significativo o estudo da ortografia, bem como o da gramática. Os conceitos não devem ser apresentados de imediato, e sim serem investigados, instigados através de diferentes situações, que levem as crianças a refletir sobre tais regras. Assim esse grupo aprendeu de forma lúdica e significativa a utilizar esta regra ortográfica.
Mas descobertas estão por acontecer. Aguardem!







Nenhum comentário:

Postar um comentário