Borboletas

Borboletas

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Horta dos Sonhos na primavera de 2016

Tornando nossos sonhos realidade, o carinho, respeito e contato com a natureza é prática cotidiana na Escola dos Sonhos, através da Oficina da Terra, aula semanal onde as turmas aprendem e praticam saberes ligados à natureza. 
Ao longo da primavera de 2016, tivemos muitas novidades, como a horta da escola que se tornou um universo ainda mais vibrante, através do plantio orgânico de muitas novas espécies vegetais, baseando-se no cultivo de hortaliças plantadas junto a plantas companheiras, como flores comestíveis, ervas aromáticas e plantas alimentícias não convencionais (PANCs).
Através da minha mediação como educador, crianças e profissionais da escola têm utilizado a horta como uma verdadeira sala de aula ao ar livre, onde além de se alimentarem, também aprendem e compartilham conhecimentos sobre muitos aspectos da natureza, desde o ciclo de vida de animais e plantas até outras lições de biologia, história, ecologia, geografia, artes e até astronomia, além de muitos outros temas.
Materializando nosso cuidado com a Terra, nos meses de setembro e outubro de 2016 temos feito lindas colheitas de cenouras, couves, alfaces, flores comestíveis e muitos outros vegetais, comidos fresquinhos (colhidos na hora) ou sendo utilizados em saladas, sucos, sanduíches e outras refeições.
Através desse plantio diversificado, nossa horta tem se mantido saudável e ainda servido de ecossistema rico para muitos seres visitarem, como borboletas, beija-flores e muitos outros animais que têm tornado este espaço ainda mais belo e cheio de experiências.
         Dessa forma, a cada dia plantamos e colhemos o sonho de um mundo melhor, em mais harmonia e cooperando com a natureza!















Elaborado por André Chitão, biólogo e educador da Escola dos Sonhos


Nenhum comentário:

Postar um comentário