Borboletas

Borboletas

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Oficina de Língua e Cultura: Francês

Sabemos que a nossa cultura está um tanto americanizada, dos manuais  à internet , é tudo em inglês. Mas quando pensamos em experimentar  uma vida sem fronteiras, conhecer a língua e a cultura de outros países fica bem mais interessante.
É com esta proposta diferenciada, de conhecer um mundo sem fronteiras, que a Escola dos Sonhos promove aos alunos a oportunidade de estudar a língua e a cultura de vários países, não só da língua inglesa. E neste semestre escolhemos a língua francesa e alguns lugares que falam esta língua para começar uma viagem por países com culturas diferentes: Canadá, França, Costa do Marfim e Haiti.
Para começar  encontramos um canadense, que nasceu em Toronto, na parte francesa do Canadá, que veio para nos contar um pouco de sua vida e da cultura e costumes do seu país.  Relatou que  quando era criança não tinha celular, tablet, nem computador muito menos internet e que durante o inverno rigoroso ele adorava ler gibi.  David é tão fascinado por gibi que nos contou tudo a respeito, até quem inventou o primeiro gibi.
Dentro dessa viagem pela língua francesa paramos para comer um pouco. Crepe é uma comida bem famosa na França, conta a história que  foram os franceses que a inventaram.  O que se sabe é que muitos peregrinos franceses viajaram à  Roma para uma festa. Chegaram cansados e famintos, porém, movidos pela fé, comoveram o  Papa Gelasio, e este ordenou que a cozinha do palácio pontifício fosse abastecida com tantos ovos, sacos de farinha e litros de leite quanto fosse possível para alimentá-los.
Segundo essa história, os peregrinos saborearam a novidade e levaram a fórmula para a França. Os franceses, porém, garantem que a receita nasceu em sua pátria, mais exatamente na Bretanha, no oeste do país. A região pode não ser o berço dos crepes, mas é certamente o lugar que melhor os prepara. Quem nos contou a história e preparou crepes de queijo e chocolate foi o Chef Rafael.  É bem fácil de preparar e fica uma delícia.



Toda cultura tem sua música e, para começarmos nossa viagem pelas músicas desses países, escolhemos a música francesa: Non, Je Ne Regrette Rien, cantada por Edith Piaf.  Esta música foi divertidamente lembrada pela personagem do filme Madagascar 3, agente do controle de animais, Capitã Chantel DuBois
Não dá para deixar de mencionar a viagem pelos perfumes franceses. Uma viagem aromática, onde os alunos do fundamental aprenderam a fazer perfumes nas experiências da Semana Temática Aprendiz de Cientista,  e as crianças da educação infantil, fizeram muitos desenhos com tinta perfumada.




Toda viagem tem sempre muitas fotos e  foi vendo as fotos de lugares da França, Canadá, Costa do Marfim e Haiti que as crianças perceberam que mesmo que estes países falem a mesma língua, eles são muito diferentes. A França é um país rico e que come brioches, o Haiti é tão pobre que estão comendo biscoito de água, açúcar e barro. O Canadá é muito frio e a Costa do Marfim é sempre quente. São culturas muito diferentes mas que podem enriquecer a aprendizagem e incentivar uma vida sem fronteiras..

À bientot, professora Elizabeth Kurt Oficina de Língua e Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário