Borboletas

Borboletas

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Encantando corações: Jardim 2 descobrindo o fascinante mundo dos animais

“No mistério do Sem-Fim, equilibra-se um planeta. E, no planeta, um jardim, e, no jardim, um canteiro: no canteiro, uma violeta, e, sobre ela, o dia inteiro, entre o planeta e o Sem-Fim, a asa de uma borboleta.”  Cecília Meireles


     E foi nas asas das borboletas que voamos alto. Conhecemos o terno gosto da descoberta. Fizemos expedições no planeta, alimentamos canteiros e cheiramos violetas. Saímos para passear e amadurar nossas vivências.
    Saboreamos aprendizados, experimentamos o desconhecido, colhemos flores, plantamos alegria e disseminamos harmonia.  Cada dia foi de intenso calor. O desejo uno de conhecer transformou a maneira das crianças se permitirem a experimentar o novo. A curiosidade veio à tona. Foi dada a partida. O Jardim 2 saiu para explorar as maravilhas do mundo!
     Temos a oportunidade de ter em nosso alcance uma vasta natureza. O verde é a cor que predomina, os animais são personagens principais e as crianças os atores sociais dessa combinação perfeita.
     A Ecopedagogia foi o foco. Desenvolver dentro da proposta a visão global de cuidados com o meio ambiente a partir da vida cotidiana, dando oportunidade à criatividade, à expressão, a arte, ao cuidado com o próximo colaborou com o desenvolvimento do pensamento lógico e na formação da consciência ambiental.
     As diversas formas artísticas de expressão conduziram, através da sensibilização, reflexões que por sua vez levaram às ações. Assim, a utilização da poesia, da música, da dança, da pintura, do teatro, de vídeos, de obras com materiais reciclados, foram formas de aprendizagem que motivaram, sensibilizaram e movimentaram a nossa aventura. A criança transforma-se no ator/artista desta vida real, cujo cenário ele é responsável pela construção e manutenção.
    Quando a criança começa a crescer e sensibilizar suas relações de afeto, os objetos passam a ser substituídos por seres vivos.  Com ele a criança pode brincar, correr, explorar o ambiente e vivenciar novas experiências.
     Nesta convivência tão saudável e necessária, a criança está aprendendo e desenvolvendo suas relações afetivas, influenciando na sua forma de se relacionar com as outras pessoas, com segurança, compreensão, aceitação e respeito.
     Ampliamos o contato de nossas crianças envolvendo-as com animais e com elementos da natureza.
     Baseado no movimento de integração das diversas expressões surgiu a ideia de trazer os animais para dentro da sala. Observá-los somente em figuras já não tinha mais graça.
     O prazer estar em tocar, em saber, conhecer, aproximar-se das características de cada bicho.
     O hamster (Pudim) foi o primeiro a dar o ar da graça. Foram momentos recheados de faz-de-conta. E assim, novas formas de experiências foram aparecendo.
     Passeamos por vários meios. Criamos histórias, ampliamos sabores por meio das comidas que damos a ele. Conhecemos texturas e muitas outras curiosidades sobre a vida dos ratos.

Amigo hamster! Pudim e Felipe

Como é a textura do pêlo dos hamsters? Brincado com lã

     Os pássaros (Bibi e Dedé) também nos encantaram. O canto do passarinho foi nossa maior inspiração. Espécies, alimentação, textura das penas, bico, patas foram umas das singularidades que o Jardim 2 experimentou nessa aventura.

Procurando os pássaros da nossa escola

Sentindo, criando, vivendo... ninhos de passarinho

Confecção de casa para passarinhos com material reciclável

     Outro animal que tivemos o prazer de conhecer foi o peixe (Coral).
     E na mesma maravilha dos animais anteriores o peixe nos encantou. Aonde vivem, como se alimentam, sua textura. Fomos ao Rio da Palha que passa atrás da escola observar o habitat, somente olhar não foi possível. Colocamos o pé, a mão e o sorriso no rosto. Mais uma aventura inesquecível. A felicidade é grande. Transformar ideias em realidade é a maior emoção. Estar em contato com essas crianças enobrece nossos corações.


Por onde os peixes nadam?

Eles estavam escondidos e fomos mais perto

Nosso tudo! Coral e Lara

    Agradecimentos são simples. Qualquer palavra jamais explicaria o que é ser professora. Qualquer palavra jamais explicaria o que é ser professora nessa escola. Qualquer palavra jamais explicaria o que é ser professora de cada criança desse grupo.
A turma do Jardim 2 recebeu uma visita! E olhem o presente que ela nos deixou!

O presente da galinha!

     Esperamos que gostem!
     Esse foi um pequeno relato de todas as maravilhas que o J2 vivencia.

     Um forte abraço das Professoras Sasá e Jú.

5 comentários:

  1. Lindo Sasa e Ju! Ler algo sobre o Jardim 2 é sempre poético!!!! Parabéns meninas
    bjos

    ResponderExcluir
  2. Parabéns meninas pelo trabalho! Essa turma é pura poesia, sonhos e sorrisos....
    Charles Caubi

    ResponderExcluir
  3. No relatório semanal que recebemos das atividades da turminha do jardim 2 temos uma pequena ideia das tardes de nossos pequenos, visualizando então é ainda melhor! Obrigada Sasá e Jú!
    Grande beijo
    Rosana

    ResponderExcluir
  4. Somos fãs de vcs! Obrigada por poder proporcioar um espaço onde nossos filhos possam vivenciar tantas experiências maravilhosas.


    Eles com certeza serão adultos mais felizes...

    "E aí, o tempo passou.
    E, como todo mundo, o menino maluquinho cresceu.

    Cresceu e virou um cara legal!

    Aliás, virou o cara mais legal do mundo!

    Mas um cara legal mesmo!

    E foi aí que todo mundo descobriu que ele não tinha sido um menino maluquinho

    ele tinha sido era um menino feliz!

    Moral da estória:

    Seja sempre uma criança alegre e verdadeira.
    Estude, brinque, seja amigo de verdade.
    Aprenda a fazer sua pipa, solte-a no alto,
    sonhe, ria bastante, chore quando doer uma tristeza, durma no colinho da vovó, ame e respeite papai e mamãe,
    enfim..... seja Feliz agora e quando crescer!!..."

    (O menino maluquinho-Ziraldo).

    Beijos

    Cris

    ResponderExcluir
  5. "Um sonho sonhado sozinho é um sonho. Um sonho sonhado junto é realidade."

    ResponderExcluir