Borboletas

Borboletas

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Uma grande floresta com grandes sonhos e descobertas

A turma do 3º ano iniciou o ano com o pique todo para cuidar do meio ambiente e com este entusiasmo fomos visualizando e sonhando com uma floresta em nossa sala de aula. Uma floresta que nos ajudasse a indicar caminhos e meios para a preservação do nosso planeta, trazendo com ela novas percepções, cores e formas entre as quatro paredes da nossa sala de aula.
Nosso projeto busca despertar nos pequenos, a alegria e o prazer do contato com a natureza, possibilitando o trabalho com a terra, conscientizando sobre a importância do cuidado com os animais e com as plantas e ainda, construir junto com as crianças uma consciência ambiental de preservação e de sustentabilidade.
Tudo começou com a presença lúdica do Velho Irradiado, antigo amigo das crianças, morador da Agrofloresta da escola, que começou a se comunicar com a nossa turma através de uma carta e nos presenteou com uma árvore dentro da nossa sala de aula. Com o passar do tempo, percebemos que a mágica árvore precisava de um habitat e assim que começamos a grande construção...

Construindo nossa floresta


Presente do Velho Irradiado

Um dos maiores frutos que estamos colhendo deste projeto é o respeito e cuidado com o colega e com o nosso ambiente na rotina diária. Conhecemos diferentes sementes de flores, plantas e árvores; acompanhamos o processo de germinação das sementes; desenvolvemos o hábito de cuidado e de observação das plantas e de suas particularidades (cores, formas, tamanhos), bem como sua importância na natureza.
O cenário construído pelos alunos propicia a eles uma condição de melhor assimilar o conteúdo apresentado em aula, servindo de apoio e contexto para todos os assuntos que abordamos até hoje.
A partir da construção de nossa floresta na sala adotamos diferentes estratégias de aprendizagem como os debates e as trocas de experiências, assim como nos incentivou à novas criações como o Mascote Verde.

Feira de Ciências

Sala do 3º ano


O Mascote Verde é um boneco que cada criança confeccionou com uma meia calça velha, serragem e alpiste. Os alunos levaram para casa, decoraram o boneco e acompanharam a germinação do alpiste, trazendo para a escola várias perguntas e relatos obtidos a partir dessa experiência. Também fizemos uma comparação com a germinação da muda de feijão e de pipoca plantadas na escola na aula de Oficina da Terra.


Os Mascotes Verdes



Até nossa próxima aventura ou descoberta.
Um beijo! Professora Ana Paula Quadrado e turma do 3º ano.


Um comentário:

  1. Pessoal, parabéns pelos escritos postados! Eles exemplificam o trabalho muito bem feito por todos vocês!!!
    Beijos

    ResponderExcluir