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quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Oficina da Terra: uma experiência prática de ecopedagogia

Quando falamos de ecopedagogia precisamos, antes de tudo, compreender melhor o que é ecologia e o significado do conceito de desenvolvimento sustentável. De acordo com o primeiro formulador do conceito de ecologia, o biólogo alemão Ernst Haeckel; a ecologia é o estudo das inter-relações de todos os seres vivos e não-vivos entre si e com o meio ambiente. Ou seja, a ecologia é o estudo das relações, conexões e interdependências de tudo que existe no planeta Terra. O próprio Ernst Haeckel chegou a chamar a ecologia de “a economia da natureza”. Como a natureza é nossa casa comum, podemos dizer que a ecologia também pode ser chamada de um “estudo doméstico”, ou uma tomada de consciência da nossa própria casa.


Prof. Marcelo e Otto plantando no canteiro do Jardim 2 

Nesse sentido, Moacir Gadotti coloca: “o planeta é a minha casa, a Terra o meu endereço. Como posso viver bem numa casa mal arrumada, mal cheirosa, poluída e doente?”. A partir dessa consciência entra a noção de cidadania planetária: “a Terra é uma só nação, e os seres humanos, os seus cidadãos” (Rio-92).
O desenvolvimento sustentável é completamente diferenciado do conceito de progresso econômico, que tem a concepção de que o desenvolvimento e crescimento econômico são as mesmas coisas – concepção típica do sistema capitalista. Não existe, portanto, desenvolvimento sustentável sem sociedade sustentável. Na compreensão de Gadotti: “não resta dúvida de que esta concepção do desenvolvimento coloca em cheque o consumismo do modo de produção capitalista, principal responsável pela degradação do meio ambiente e pelo esgotamento dos recursos materiais do planeta. Esse modelo de desenvolvimento, baseado no lucro e na exclusão social, só distancia cada vez mais ricos e pobres, países desenvolvidos e subdesenvolvidos, globalizadores e globalizados”. Para se concretizar, o desenvolvimento sustentável necessita de três condições básicas. Ele deve ser: economicamente viável; ecologicamente prudente; e socialmente justo.   

Gabriel e Pedro peneirando o composto e encontrando minhocas

Prof. Marcelo construindo com os pais o espiral de ervas

No entanto, parece impossível pensarmos em desenvolvimento sustentável sem uma educação para uma sociedade sustentável. É justamente nesse contexto que surge a Ecopedagogia como um movimento pedagógico e político de vanguarda. A disciplina de Oficina da Terra entra neste contexto como uma experiência prática de Ecopedagogia. Nas aulas de Oficina da Terra os alunos aprendem a trabalhar na horta, fazer canteiros, plantar, cuidar da composteira, fazer espiral de ervas, canteiros elevados, manejar a agrofloresta, produzir mudas na estufa, dentre outras coisas. Mas além de tudo isso, as crianças aprendem, sobretudo, a respeitar e cuidar dos elementos da natureza. De acordo com Goura Nataraj: “jardinagem como prática de desaceleraçao e desalienação pode ser uma forma de libertar a mente da ansiedade e do medo, colocando-nos em contato com as coisas mais simples e importantes da vida – os ciclos da lua, o calor do sol, o sabor dos alimentos, a energia das plantas, o vôo dos pássaros, a vida e a morte”.

Gabriel Herrera colocando as sobras do lanche na composteira


Prof. Marcelo e a Turma do 1º ano colhendo rabanetes na horta
   
Precisamos, portanto, ensinar e aprender junto com as nossas crianças a importância da ecologia, do contato com a Terra, do cuidado e amor que precisamos ter com a nossa casa comum.


“O que faz uma criança guarani ser feliz é poder ver uma roça bonita” (liderança guarani Ronaldo, da Aldeia Morro Alto, São Francisco do Sul, Santa Catarina).

Nos vemos em breve!
Prof. Marcelo - Oficina da Terra

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