Borboletas

Borboletas

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

O mundo de descobertas do Primeiro Ano

     Descobridores! Esta é a melhor palavra para descrever a turma do Primeiro Ano da Escola dos Sonhos. Extremamente curiosos com o que os rodeia e sempre querendo saber mais, principalmente quando se trata do “Mundo das Letras”. Com muitas perguntas e grandes inquietações descobrem novos conhecimentos e desvendam os mistérios de nosso planeta.
     Desde o começo do ano nossa turma demonstrou uma grande curiosidade pelas letras e números. Observando e analisando o interesse das crianças que passavam a perceber na escrita e na leitura uma forma de comunicação muito rica e importante, construímos nosso projeto de pesquisa. Projeto este intitulado: “História da Escrita e dos Números: Descobrindo o mundo dos signos”.
     Dos desenhos rupestres até o alfabeto atual, estamos percorrendo e descobrindo através da História a construção e desenvolvimento das letras e dos números.
     O “Mundo das Letras e dos Números” proporcionou uma grande viagem de descobertas e aventuras. Exploramos e conhecemos a Pré-História e os desenhos rupestres, viajamos pela civilização Suméria e a escrita Cuneiforme, passamos pelo Egito e a escrita Hieroglífica, vimos a escrita e os números chineses e também descobrimos a Grécia e o seu alfabeto.
      E com todos estes nomes difíceis, estas grandes descobertas não nos assustaram. A cada passo que damos temos aprendido não somente sobre a história da escrita e dos números, como também informações sobre as civilizações e sua forma de viver, as diferentes culturas e costumes destas épocas e regiões.
      Muito foi feito e aprendido até então, e compartilhar com vocês um pouco deste momento mágico que vivenciamos em sala é uma forma de mostrar a riqueza de nossas descobertas.
     Um destes momentos muito especial aconteceu durante nossos estudos sobre a Grécia. Conhecemos os números e o alfabeto grego, a Grécia Antiga, as Olimpíadas, as artes, a arquitetura e, claro, o que mais nos encantamos, a mitologia grega e os Deuses Gregos. Assim compreendemos que comemorar todas essas descobertas era fundamental, por isso, com uma ajuda da Prof.ª Fernanda, fizemos uma Festa Grega!

Cidadãos de Esparta

Deusas

     Caracterizados com vestimentas gregas (lençóis formando nossas túnicas) e com músicas típicas ao fundo, degustamos alimentos e bebidas da Grécia, como: uva, queijo coalhado, azeitonas, mel e torradas. E claro, muito “vinho” (suco de uva), inclusive fizemos um brinde especial em homenagem aos deuses.
     E durante esta tarde demos asas a nossa imaginação, muitos deuses e deusas apareceram nesta festa! Cada criança representou um personagem e criamos nosso próprio Monte Olimpo. Os meninos se declararam cidadãos de Esparta, grandes deuses com poderes mágicos, prontos para enfrentar a Medusa, a Hidra ou qualquer monstro que pudesse aparecer. Já as meninas eram todas deusas, Atena, Afrodite, Hera e Artemis se fizeram presentes durante toda a comemoração.

Degustando

Um brinde aos deuses

     Dançamos, comemos torradas com mel, tomamos “vinho”, escutamos histórias, vimos vídeos de festas na Grécia e nos divertimos muito. Vivenciar esta experiência ultrapassou os limites da aprendizagem de conteúdos e transformou-nos em pequenos cidadãos gregos, grandes conhecedores da história e da magia dessa civilização.
     Essa é uma pequena parte de nosso diário de viagem. Temos muitas outras histórias guardadas em nosso coração e memória. Os descobridores do primeiro ano continuam a viajar pela História e o mundo das letras e dos números, construindo seus conhecimentos e explorando o mundo que os rodeia. E temos certeza que esta grande aventura nos acompanhará por todo o sempre, em cada uma de nossas futuras descobertas pela história sem fim das letras e dos números.
     Até a próxima, companheiros de viagem!
     Beijos,
     Professora Silviane Avila e turma do 1º ano.

2 comentários:

  1. Parabéns Sil! Essa história realmente não tem fim, as letras, os números e a forma de interagir com o conhecimento é pra sempre.
    Charles Caubi Brandão.

    ResponderExcluir
  2. Peguei uma 'carona' na segunda parte da viagem. Realmente fantástico a quantidade de informações/novidades e a intensidade com que tudo isso é vivenciado pelas crianças. Aqui em casa Zeus, Hades, Hidra de Lerna, Medusa, Atena, Afrodite, Poseidon etc passaram a fazer parte do vocabulário usado todos os dias.
    Parabéns pelo trabalho maravilhoso. E meu agradecimento em particular por transformar 'os desafios' que trouxemos em experiências de vida ricas e encantadoras. Ida Duclós

    ResponderExcluir