Borboletas

Borboletas

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Fotografando as cores

            Esta experiência artística aconteceu durante duas tardes da Semana Temática - O Mundo da Literatura e das Cores, com os alunos do 5°ano, acompanhados pela professora Priscila, Tonya e por mim. A fotografia é uma linguagem onde aspectos simples e que fazem parte do cotidiano de qualquer pessoa pode tomar outras proporções, transformando uma foto em uma produção de arte.
           A proposta foi fotografar a escola pensando e priorizando as cores. Observamos algumas possibilidades de composição, trabalhando com diferentes ângulos, luz e sombra, linhas e outros elementos formais. O ambiente eles já conhecem de cor e salteado, mas com o foco de olhar “pensando” as cores para compor uma foto, o espaço visual muda, cresce, fica mais rico, mais complexo, mais profundo, chega a ser abstrato.
           Tudo ficou tão lindo, misterioso, que quando nos demos conta, também estávamos fotografando, acompanhando o olhar transformado de Arthur, Beatriz, Enzo, Joaquim e Maitê. Eram tantos recantos escondidos, flores, animais, estampas, que a  lente da máquina quase não acompanhou. A forma extrapolou a margem, ganhou asas e voou.

Fotos Artur


" Caiu a chuva. Veio em tempo. As folhas sorriram o verde."

 " Refletiu em mim o azul do céu. Lá, morava a andorinha que de tanto cantar, dormiu de amor. O azul brilhou."
                         
Fotos Beatriz


"Como posso soltar pipa sem olhar para o alto? O alto é azul. A pipa voa flores enroladas no jardim. Mas o jardim está no céu? Não, o céu está no jardim!"

"A beleza da natureza é bela. Ela inventa pedrinhas de flores para os passarinhos brincarem
de amarelinha."

Fotos Enzo


"O senhor do algodão doce passou aqui em casa. Comprei e coloquei no vazio do céu."

"Eu gosto assim! Caminhos sem borboletas são sem graça. A batida de suas asas acelera minha chegada. O amor está lá na esquina me esperando."

Fotos Joaquin


"Nunca tinha visto uma plantação de corações. Ainda bem que chove. Assim permito que
nasça o amor." 
       
"A máquina do tempo era essa. Ela estragou. Quanta alegria! Estávamos prestes a estrear no luar. Lá o tempo não passa. Ele ilumina."

Fotos Maitê


"Inconfundível coloração. O seu amarelo é do tamanho do meu azul. A nossa amizade é imensurável. Ela é colorida. Ela não cabe em mim. Ultrapassa.  Só o seu amarelo e o meu azul."

"No reflexo de sua noite caiu meu luar. Quando amanheceu já era hora de passear. Seu amarelo me deixa feliz. Ele brilhou como um olhar recém nascido."


Fotos Priscila e Tonya


"Lagartos em meu caminho. Dou pulos de medo. O medo pegou o meu pé. Sabe quem me acalmou? O lagarto."

 "Na dança das flores ganhou a emoção. Deitadas no algodão colorido ganhou o abraço
da imensidão."

            As tardes passaram sem percebermos, as cores mudaram, até o sol apareceu e coloriu tudo diferente, com tanta poesia no ar, convidamos a professora Sarita para escrever sobre as imagens e o resultado superou qualquer expectativa, preenchendo um varal com poesia e imagens, exercício profundo de dizer sobre o que não se diz... Só mesmo a Sasá!!!!
Lindo demais!!!!! Um beijo enorme!!!!!! Até breve!!!
Fernanda Werneck

3 comentários:

  1. Nossa, não tenho palavras para descrever como achei lindo este trabalho. Primeiro pelas fotografias, é incrível como imagens e objetos que fazem parte do nosso cotidiano e passam, muitas vezes, despercebidos nas lentes de uma máquina fotográfica e com olhares diferentes se transformam e se tornam belíssimas!!
    E as poesias da Sasa então? se encaixaram perfeitamente com as fotos, amei!
    Parabéns a Fê, Tonya e Pri pela idéia e execução da experiência, aos alunos do 5 ano e à Sasa (minha poetiza favorita!!!). Beijos

    ResponderExcluir
  2. Fiquei encantada!
    Adoro a combinação máquina fotográfica + criança. É sempre surpreendente a forma como elas veem o mundo ao redor. A perspectiva delas é sempre fascinante.

    Imagens, cores e poesia. Perfeita combinação.

    E a Sassá escreve de uma forma tão linda, que toca o coração.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Realmente foi incrível!!!
    Parabéns para as crianças do 5 ano e parabéns Sasá, pelo olhar sensível e pelas lindas poesias...

    ResponderExcluir