Borboletas

Borboletas

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Entrando no mundo dos Trava-Línguas com o Primeiro Ano

“Qual é o doce que é mais doce que o doce de batata doce? O doce que é mais doce que o doce de batata doce é o doce que é feito com o doce do doce de batata doce.” (Domínio Público)


Grupo pronto para apresentar


          Na semana passada tivemos aqui na escola a Semana Temática “O mundo da literatura e das cores” e a sala do primeiro ano se transformou na Sala dos Trava-Línguas.
Já estávamos estudando o que eram os trava-línguas e descobrimos que são frases que fazem parte do folclore brasileiro criadas pelo povo com uma forma de brincadeira. São desafios de pronúncia. Estas frases tornam-se difíceis, pois possuem muitas sílabas parecidas (exigem movimentos repetidos da língua) e como desafio devem ser faladas rapidamente.

        Por isso quando chegamos perto da Semana Temática decidimos que os Trava-Línguas nos acompanhariam e seriam o tema da nossa sala! Assim, em meio a uma imensidão de frases difíceis de falar escolhemos algumas para apresentar para outras turmas. Realizamos uma grande votação e a disputa foi acirrada, uma das escolhidas foi: “Três pratos de trigo para três tigres tristes” (agora tente ler bem rápido!!!).
Depois de escolhidas as Trava-Línguas montamos em grupo os cartazes, separamos as duplas e ensaiamos bastante. Afinal queríamos fazer bonito para as turmas que iriam nos visitar. Mas sempre rindo e brincando, pois falar “Pedro pregou um prego da pedra” rápido é muitooooo difícil.

Preparando os cartazes

No dia da nossa apresentação o nervosismo estava presente, mas a vontade de mostrar aquelas “frases engraçadas” para as outras crianças foi maior. Apresentamos em duas sessões, uma para as turmas do Jardim 4 e 5 e outra para o 2° e 3° Anos.


Turmas do Jardim 4 e 5 assistindo

A apresentação foi um sucesso. Foi muito divertido receber as outras turmas na nossa sala e os desafiá-los a travar a língua conosco. A participação das outras crianças foi ótima, todos tentavam falar e ler o mais rápido possível sem errar. Rimos e nos aproveitamos muito a nossa tarde.


Apresentação Rafa e Sofia


Geisa tentando ler o trava-lingua da Maria Júlia


Apresentação Maria Clara e Júlia

A turma do primeiro ano está de parabéns pelo esforço e dedicação na preparação e apresentação na Semana Temática. Valeu a pena nossos ensaios. E obrigada às turmas e professoras que fizeram parte da nossa tarde de Trava-Línguas!


Apresentação Isadora e Rodrigo

Um último desafio para os leitores do nosso blog (colocamos este Trava-Língua como desafio para as turmas do 4° e 5° Anos):

“Não confunda ornitorrinco com otorrinolaringologista, ornitorrinco com ornitologista, ornitologista com otorrinolaringologista, porque ornitorrinco é ornitorrinco, ornitologista é ornitologista, e otorrinolaringologista é otorrinolaringologista.”

Francesco com o cartaz

Isadora com o cartaz

Abraços e até a próxima aventura...
Profª. Silviane e Turma do Primeiro Ano

2 comentários:

  1. Nossa, ficou muito lindo e rico o trabalho sil. Pena que não tempo de a 5 ano ter ido visitar, mas adoramos ficar no corredor tentando ler. Parabéns para o 1 ano pela dedicação

    ResponderExcluir
  2. presenciei o envolvimento da minha pequena, agora pude entendê-lo vendo foto e texto. Foi um grande aprendizado para nós.

    ResponderExcluir