Borboletas

Borboletas

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Convivendo e se relacionando com a Turma do Sorriso - Jardim 3

“Viver é conviver. É se relacionar. Somos seres de relação. Somos incompletos e inacabados. Nós somos incompletos porque sem o outro não existimos. Não há sentido em pensar ‘eu e o mundo’. É preciso pensar ‘eu como um pedaço do mundo”.    (Paulo Freire, 1999).

Sabemos que as crianças pensam o mundo de um jeito especial e muito próprio, a partir das suas relações passam a "ler" e compreender o mundo modificando nosso cotidiano.


Cuidando dos animais

Durante esses primeiros meses de 2011, traçarmos alguns objetivos importantes com o grupo do Jardim 3, como por exemplo, incentivar autonomia, a construção de identidade, o conhecimento de si mesmo como sujeito histórico e social, estimular a imaginação e a criatividade buscando apresentar as crianças diferentes linguagens, ampliando assim as experiências e relações desses pequenos.


Fazendo papel reciclado

Com o passar dos dias vivenciamos muitas experiências, como teatro, brincadeiras de fantoches, construção do livro do meio ambiente, aprendemos a reutilizar materiais, confeccionamos papel reciclado, incentivamos a produção de livros, murais, momentos de culinária e criamos o jogo da memória com os símbolos do grupo. Através da atividade com as mãos percebemos nossas diferenças e através das brincadeiras do dia-dia compartilhamos regras e valores que facilitavam nossas relações nos mostrando a importância de viver em sintonia com o outro e com meio ambiente.
É claro que muitas vezes nosso planejamento acabou sendo uma boa conversa, um carinho, uma troca, um conflito a ser resolvido, um bom exemplo, e tudo isso é tão importante quanto à atividade propriamente dita.


Invenções com sucata


Experiências com a natureza
Hoje podemos observar que esse grupo já se mostra diferente, estão mais autônomos, seguros, organizados dentro da rotina, também mais independentes na hora de brincar. Conforme o livro “Brincar na Pré-Escola”, a brincadeira é uma situação privilegiada de aprendizagem infantil onde o desenvolvimento pode alcançar níveis mais complexos, exatamente pela possibilidade de interação entre os pares, pela imaginação, pela construção regras e pela exploração de conteúdos temáticos.


Parceria com os pais, momento de massagem

Assim a Turma do Sorriso tem vivenciado muitos momentos prazerosos, pois cada criança desse grupo vive intensamente cada experiência, eles nos surpreendem com a maneira que se envolvem nas propostas, mostrando que estão cheios de vontade de se aventurar, de experimentar, de criar, de inventar, de explorar...
Ficamos felizes por poder fazer parte desta etapa, queremos agradecer pela parceria dos pais e principalmente as crianças que tanto nos ensinam a enxergar uma mundo melhor.

brincando e se encantando com fantasias

Carinho e amizade

Com carinho;
Professora Lílian e Daniela.

Um comentário:

  1. Parabéns Dani e Lilian! Adorei conhecer um pouquinho mais da rotina de vcs! bjosssssss

    ResponderExcluir