Borboletas

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segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Visita ao MASC: tempo, espaço e arte

Sair da Escola já é uma aventura e acompanhados dos colegas e professores se transforma em uma experiência única. Fomos ao Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) que foi reformado e abriu suas portas este ano para a cidade. A exposição mostra a história do museu e seu acervo distribuído em diferentes linhas artísticas.


Roda de iniciação ilustrada pelo painel dos artistas plásticos Paulo Gouvea e Pedro Drim


Ver obras de diferentes artistas reunidas em um espaço pensado para esta função, traz para os expectadores muitas possibilidades de olhar, ver e fruir a  arte. São linguagens diversas dialogando com épocas, culturas e estilos diversos, montando um mosaico de forma, cor e idéias que nos levou a refletir sobre esta experiência.


Dinâmica de percepção tridimensional de vários ângulos

Apreciação das obras

A iluminação e a distribuição das obras em diferentes salões compõem um ambiente dramático e lúdico, contribuindo para este momento de encontro das crianças com as obras de arte. Puro encantamento. Cada um pode criar sua própria versão para cada objeto, porque neste instante de olhar para as obras de arte, não temos uma verdade única.

Sentar para se ver, ver o outro, entender o espaço, foi um exercício importante e que guiou toda a nossa visita. Nosso grupo contou com a intervenção de três mediadoras que chamavam nossos olhares e atenção para ampliarmos as possibilidades de ver o que estava à nossa volta. Eliane, Monique e Tamara foram fundamentais na interação entre o museu e as crianças.


Instigando os alunos a construir significados para a arte

Sincronizando o olhar para ver o infinito da obra

Muitas perguntas e comentários sinalizaram os novos olhares que foram surgindo, de acordo com o que se via. Muitas novidades, outras luzes, outras formas de olhar. Por baixo, de cima, de dentro, para fora. Esta visita mostrou como nossas crianças já têm um caminho trilhado no mundo das artes. As conexões entre movimentos, relações com outros artistas e diálogo entre as obras, indicou uma abertura do olhar e da possibilidade de entrar em mundos desconhecidos, com uma visão ampliada, própria de pessoas que já transitam pela arte. 

Jogo interativo de xilogravura

A Mediadora Educaional Eliane Prudêncio da Costa e sua tela


Visitar espaços de arte são momentos mágicos vivido por quem freqüenta esta escola, mas também pode fazer parte dos passeios feitos com a família. Música, dança e teatro,  proporcionam  vivências encantadoras que ficam ainda mais especiais se estamos na companhia da família.  Então, vamos ao MASC?

Beijo e até a próxima!!!!!
Fernanda Werneck

2 comentários:

  1. Aulas assim são sempre tão ricas de conhecimento, de novas percepções. Adorei ver fotos do passeio. Posso dar uma dica? coloquem imagens maiores. =)

    Beijo
    mãe do Otto e da Ana.

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  2. Foi ótimo o passeio! Aproveitamos muito.
    Parabéns pelo texto Fê.
    beijos

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