Borboletas

Borboletas

segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Conhecendo os sabores da natureza: frutas nativas como o Açaí Juçara no paladar das crianças

Conectados com os ciclos da natureza, durante o outono de 2017, nas aulas da Oficina da Terra iniciamos a primeira colheita das frutas de açaí da Escola dos Sonhos!

Cerca de cem crianças, de todas as turmas do Núcleo de Desenvolvimento (dos 2º, 3º, 4º e 5º anos do Ens. Fundamental), puderam não apenas saborear o açaí fresquinho, mas também participaram da “alquimia” de todas as etapas da sua preparação, desde a colheita dos cachos cheios de frutos na árvore até a despolpa manual dos frutos, terminando com a degustação da polpa pura ou em forma de “vitamina”, misturada com outras frutas doces.





Como resultado dessa alquimia da natureza, envolvendo processos artesanais e indígenas, nossas crianças se encantaram com o sabor natural e fresquinho do açaí extraído da palmeira juçara (nome científico Euterpe edulis), uma árvore nativa ameaçada de extinção por causa da extração ilegal do seu palmito e presente na mata atlântica de Florianópolis, conhecida popularmente como “palmiteiro” ou “palmito juçara”, também plantada em alguns quintais como planta ornamental.



Dessa forma, com a alegria de experimentar novas frutas nativas deliciosas, as crianças têm cultivado de verdade o sentimento de conexão e carinho com a natureza, sentindo na pele (ou melhor, na boca...) a importância de se preservar nossa floresta nativa, a mata atlântica, e valorizando mais novos sabores e experiências.



Realizando integralmente essa atividade, contamos com a participação especial do engenheiro agrônomo Ícaro Pereira, do CEPAGRO - Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo, que preparou a atividade, ensinando muito sobre a importância ecológica do açaí e a produção da sua polpa riquíssima em sabores e nutrientes.



Saiba como preparar artesanalmente o açaí da palmeira juçara:

1ª Etapa: Colheita dos cachos maduros (em Florianópolis ocorre no outono, quando os frutos estão bem roxos) e retirada manual dos frutos do cacho. Para isso, é necessário que a maioria dos frutos já estejam bem maduros, com a cor roxa escura, quase preta.
  



2ª Etapa: Limpar os frutos em água corrente. Frutos verdes ou estragados são retirados.


3ª Etapa: Amolecer os frutos em água quente por pelo menos meia hora ou mais. Os frutos estão prontos para a próxima etapa quando, ao dar um “beliscão” no fruto, a polpa se descola facilmente da semente.



4ª Etapa: Pilar os frutos já amolecidos em um recipiente. Pode se utilizar uma garrafa em uma panela.



5ª Etapa: Esfregar manualmente os frutos já pilados em cima de uma peneira, adicionando aos poucos água em cima para ajudar a escorrer a polpa. O “caldo” que cair pela peneira é a polpa pura de açaí. A partir daí pode-se consumi-la in natura ou misturada com alimentos que dão doçura (melado, mel ou frutas doces, como banana e laranja).
 









Texto e fotos: Prof. André Chitão – Biólogo e educador da Escola dos Sonhos



Nenhum comentário:

Postar um comentário