Borboletas

Borboletas

sábado, 16 de setembro de 2017

Tema "Cidade" no Núcleo de Aprofundamento

Os alunos do Núcleo de Aprofundamento da Escola dos Sonhos (Florianópolis) que estudam o tema "Cidade/Politeia", receberam nesta semana a visita de João Emerton Barbosa - Coordenador do Observatório Social de Florianópolis, onde conversaram sobre o tema corrupção na cidade.



O Observatório Social é uma ONG responsável por fiscalizar o poder público. Hoje existem em média 104 Observatórios no Brasil, visto que o primeiro foi criado na cidade de Maringá a partir do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá - CODEM.

Como vocês sabem, na Escola dos Sonhos a prática pedagógica se faz a partir de um tema de escolha que parte dos próprios estudantes e assim estudam o tema por um período de 45 dias. No caso deste grupo, há 45 atrás ainda estudavam o tema e como resultado de seu processo de aprendizagem foram visitar a Câmara de Vereadores de Florianópolis:



Quando a escola lhes perguntou sobre o tema que gostariam de estudar, eles escolheram se aprofundar no tema "Cidade / Politeia".

Nessa segunda fase conhecemos o Projeto Politeia, um aplicativo com vistas a ampliar a participação da população na Câmara de Vereadores, e a turma se empenhou em conhecer os autores da ciência política que motivam a participação na sociedade organizada, tal qual Antonio Gramsci.

No momento estamos nos preparando para apresentar o Aplicativo Politeia aos Vereadores Mirins lá na Câmara de Vereadores e em paralelo o idealizador vai apresentá-lo aos vereadores.

Esperamos que nossos esforços tenham como resultado a aplicação dessa iniciativa e também a aprendizagem acerca do tema "Cidade".

Escrito por: Thiago Santos da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário