Borboletas

Borboletas

segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Desenvolvendo carinho e sensibilidade através dos animais, um diferencial da Escola dos Sonhos







   Na Oficina da Terra - aula semanal em que as crianças interagem com a natureza, seus seres e elementos -  temos desenvolvido com a ajuda dos animais da escola habilidades significativas com todas as crianças, envolvendo desde a cooperação e trabalho em equipe até habilidades sensíveis, como a ternura, respeito e carinho pelos animais e demais seres vivos.




      Entre os dóceis habitantes da escola, além dos animais silvestres (como macacos, pássaros, entre outros), temos a companhia de galinhas caipira de várias raças, patos, famílias de coelhos e porquinhos-da-índia, um simpático casal de cabras, tartarugas no laguinho, bois e o cavalo Jony.


Nas aulas da Oficina da Terra, com os animais, além de conhecê-los e dar carinho, temos agradado eles com petiscos colhidos na horta e frutas e folhas deliciosas vindas de árvores da agrofloresta.











A principal importância de interagirmos com esses animais domesticados é que, durante esse processo de diálogo, conhecendo e ganhando confiança dos bichos, ao mesmo tempo tão diferentes e tão próximos da gente, as crianças despertam a sensibilidade e passam a enxergar neles características também humanas, como sentimentos, compaixão e inteligência.
 


Dessa forma, as crianças além de melhorarem sua autoestima, ao perceberem que trazem conforto e felicidade para os animais, também desenvolvem respeito e amor pelos estes nossos “irmãos” da natureza. Assim seguimos na Escola dos Sonhos, cooperando de verdade com a fauna e flora a cada dia!












  


Texto e fotos: Prof. André Chitão – Biólogo e educador da Escola dos Sonhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário