Borboletas

Borboletas

segunda-feira, 11 de setembro de 2017

O dia em que os animais marinhos visitaram a Escola dos Sonhos





Na Escola dos Sonhos sempre existe momento para aprender mais sobre os seres vivos, mesmo que eles vivam muito longe da escola, como os animais do fundo do mar.






Com a ajuda do professor André, biólogo da escola e responsável pela Oficina da Terra, aula semanal em que nossas crianças aprendem e cooperam com a natureza de forma prática e lúdica, tivemos a oportunidade de conhecer a fundo mais sobre os animais que habitam os mares da nossa ilha de Santa Catarina, como tubarões, golfinhos, tartarugas, peixes exóticos, pássaros, entre outros.


Tudo fez parte de uma parceria com o Departamento de Ecologia e Zoologia da UFSC (ECZ-UFSC), trazendo para a escola alguns animais (ou suas partes, como carapaças, ossos e conchas) utilizados em exposições científicas da universidade.




Ao longo da aula especial sobre animais marinhos, que fez parte da semana temática sobre o mar, realizada no início de 2017, todas as turmas da escola puderam conhecer mais sobre a vida desses nossos “vizinhos” marinhos, aprendendo sobre suas formas de alimentação, reprodução, interação com outros seres vivos e, principalmente, como as atividades humanas (como a poluição, pesca excessiva, entre outras) têm afetado negativamente a vida no mar.



Dessa forma, ao mesmo tempo em que as crianças passaram a se sentir mais conectadas e encantadas com estes curiosos animais aquáticos, também puderam perceber que a vida desses seres corre perigo e só com mudanças de hábitos da sociedade será possível evitar sua extinção. Dessa forma, seguimos desenvolvendo a consciência ambiental nas crianças, seja na terra, seja no mar!



Texto e fotos: Prof. André Chitão – Biólogo e educador da Escola dos Sonhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário