Borboletas

Borboletas

sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Horta “Coração”, cultivando o amor nas crianças do “Jardim dos Sonhos”

Com as seis turmas do nosso “Jardim dos Sonhos”, no primeiro semestre de 2017 participamos de um lindo processo de criação da nossa horta em formato de coração, materializando o amor que temos pela natureza e esta escola! Pensando no lado lúdico e ecológico, nossa horta também se transformaria em um jardim, repleto de flores, animais visitantes e muita alegria!





Tudo começou como parte do processo que esta acontecendo ao longo de 2017, que é a reformulação do espaço de hortas e jardins utilizado especialmente pelas crianças da educação infantil, deixando este local cada vez mais encantador, rico em cores, cheiros, aromas, animais e universo para muitas experiências e aprendizados, que acontecem tanto de forma autônoma pelas crianças como também em coletivo com ajuda dos educadores.




        Assim, não tardou as aulas começarem em fevereiro e os canteiros retos da nossa horta ao lado das salas da Educação Infantil foram se transformando aos poucos em canteiros mais “orgânicos”, com formas curvas, coloridos e cheios de amor das crianças, que participaram do processo desde o início, transferindo a terra dos canteiros, preparando o solo, plantando flores e verduras e as cuidando com regas e adubação constante.




Fruto das nossas mãos trabalhando em equipe, ao longo das semanas seguintes já era possível enxergar o colorido vibrante de novas flores se abrindo, folhinhas novas de alface brotando e tudo pronto para iniciar nossas primeiras colheitas nos novos canteiros. Dos canteiros cheios de carinho utilizamos as verduras e temperos em atividades culinárias nas aulas da Oficina da Terra ao longo do semestre (como em sanduíches, pães coloridos e patês) e também em saladas nos almoços.







Amor, só através do amor, do carinho sincero e constante, conseguimos fazer brotar o encantamento! No nosso jardim dos sonhos, o trabalho coletivo das crianças, professores, demais funcionários e natureza faz germinar sempre carinho e respeito pela vida!



Texto e fotos: Prof. André Chitão – Biólogo e educador da Escola dos Sonhos


Nenhum comentário:

Postar um comentário